Chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 chegam a Tailândia e Taiwan

23/06/2025

  • Encarroçado pela THACO – representante da marca Mercedes-Benz no Vietnã – modelo O 500 RS 1936 passa a ser oferecido na região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático)
  • Em regime CKD, chassi de ônibus rodoviário O 500 é exportado para Taiwan, também no mercado asiático
  • Os veículos são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo
  • Mercedes-Benz O 500 se destaca pela suspensão totalmente pneumática e pela excelência em tecnologias de segurança ativa

  • Os chassis de ônibus rodoviários O 500 produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, seguem conquistando novos mercados. O modelo O 500 RS 1936 chega agora à região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Uma, em regime CKD (completamente desmontado), foi exportada para a empresa THACO, representante dos produtos Mercedes-Benz no Vietnã, que montou o chassi e a carroçaria, exportando o ônibus integral para demonstração e venda pelo concessionário da marca em Tailândia.

    Também em regime CKD, outra unidade do chassi Mercedes-Benz O 500 foi exportada para Taiwan, devendo ser entregue no próximo mês de agosto, ampliando assim a presença da marca no mercado asiático.

    "O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus e também um pólo muito importante de produção para atender cerca de 50 países de vários continentes", afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil . "Chegar a um mercado novo e emergente não só amplia o alcance de nossas exportações, como reforçar a presença da marca na Ásia".

    Motor de 360 cavalos com padrão Euro 5 de emissões

    O chassi O 500 RS 1936 enviado à THACO é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 360 cv de potência a 1.800 rpm, com torque de 1.850 Nm a 1.100 rpm. Este motor de 6 cilindros e 12 litros é compatível com a norma Euro 5, atendendo à legislação de emissões da Tailândia.

    Esse ônibus Mercedes-Benz vem equipado com transmissão automática ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, com overdrive e retarder integrado. A estratégia de mudanças de marcha prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo de exploração e menor custo de manutenção.

    A suspensão do O 500 RS 1936 é totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na traseira, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora nos dois eixos. O veículo conta com sistema de regulação da suspensão.

    O chassi O 500 RS 1936 estará disponível para os clientes da ASEAN nas versões com freio a disco ou a tambor. Também pode ser equipado com EBS (sistema de freio eletrônico), ASR, ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).

    "Nossos chassis de ônibus rodoviários O 500 são extraordinariamente reconhecidos pelo excelente nível de conforto fornecido pela suspensão totalmente pneumática, bem como pelo alto padrão de segurança ativa", diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing - Exportação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "Além disso, destaca-se pela qualidade, força, robustez e excelente custo operacional, contribuindo para a rentabilidade do cliente".