

Caminhão 100% elétrico realiza transporte inédito de carga pesada no Brasil
Trajeto entre Santos e Paulínia reforça viabilidade técnica de modais elétricos na logística nacional

Pela primeira
vez no Brasil, um caminhão 100% elétrico percorreu mais de 250
quilômetros transportando 27 toneladas de carga, entre o Porto de Santos
e a cidade de Paulínia (SP). A operação inédita marcou um avanço
simbólico na tentativa de
reduzir as emissões do setor logístico, um dos maiores responsáveis pela
poluição no país.
O
trajeto incluiu a subida da Serra da Anchieta, considerada um dos
pontos mais desafiadores para veículos pesados. O caminhão – modelo
Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen – foi utilizado em uma
operação conjunta entre a Syngenta e
a transportadora Gelog, parceira da companhia há mais de 20 anos.
Embora
o mercado de veículos elétricos tenha registrado crescimento de 89% no
primeiro semestre de 2024, segundo dados da Anfavea, a maior parte das
vendas ainda está concentrada em modelos leves e médios. A utilização de
um caminhão articulado em
rota de alta complexidade é vista como um passo inédito para a chamada
"logística verde" no Brasil, segmento que deve movimentar US$ 61 bilhões
até 2030, de acordo com a consultoria Grand View Research.
"A experiência reforça nossa ambição de tornar a logística mais sustentável, unindo tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental", afirmou Alessandra Gamero, Diretora de Logística Integrada da Syngenta.
Para
Ronaldo Vaciloto, Gerente de Transporte da Syngenta, o teste mostrou
que performance e descarbonização podem caminhar juntas mesmo em trechos
complexos. "O Brasil tem ainda a vantagem de contar com uma matriz
elétrica majoritariamente
renovável, o que amplia o impacto positivo desse tipo de operação",
disse.
O transporte também está alinhado às metas globais de ESG da Syngenta, que prevê reduzir em 38% as emissões de CO₂ até 2030. A Gelog, responsável pela aquisição do veículo, vê a iniciativa como parte de um processo de transformação do setor. "Investir em soluções inovadoras é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de cargas no país", afirmou Adriano Fajardo, diretor da empresa de logística.
O mercado de caminhões elétricos no Brasil deve crescer 25,6% ao ano entre 2025 e 2031, segundo levantamento da Fenatac/Gigantes Elétricos. Especialistas apontam que operações pioneiras como a de Santos a Paulínia funcionam como vitrine para a adoção em larga escala da tecnologia, que pode gerar redução de até 76,5% nos custos operacionais em comparação aos modelos a diesel.


Congresso SAE BRASIL 2025 discute soluções sustentáveis e tecnológicas para a mobilidade do futuro

Marcopolo e Volvo Buses celebram parceria na Busworld Europe 2025

Caminhão 100% elétrico realiza transporte inédito de carga pesada no Brasil

Produtividade, telemetria e etanol: os caminhos da CASE Construction Equipment Latin America
