Câmera de ré em escavadeiras aumenta segurança e produtividade

14/08/2025

Link-Belt se destaca ao incluir o acessório como item de fábrica nos equipamentos da série X3E

Em um cenário cada vez mais exigente em segurança e eficiência, a câmera de visão traseira nas escavadeiras representa um avanço importante na operação de máquinas pesadas. Projetada para oferecer ampla visibilidade da parte de trás do equipamento, a câmera transmite imagens em tempo real para o monitor localizado na cabine do operador. O sistema permite maior controle durante manobras, reduz pontos cegos e contribui diretamente para a redução de acidentes.

Por conta desse diferencial, as escavadeiras da série X3E da Link-Belt vêm se destacando no mercado ao incluir, como item de série, a câmera de ré.

"Trata-se de um diferencial que vai além da tecnologia. Estamos falando de segurança operacional, ergonomia para o operador e até mesmo economia para a empresa, ao reduzir riscos de colisões, danos e paradas desnecessárias," afirma Jean Ramalho, especialista em produto da Link-Belt Brasil e América Latina.

Entre os benefícios práticos para o dia a dia do operador estão:

  • Maior confiança nas manobras em marcha à ré, tornando a operação mais ágil;
  • Menor dependência de observadores externos;
  • Prevenção de acidentes com pedestres ou estruturas próximas;
  • Redução da fadiga do operador, que não precisa girar constantemente o corpo para ter visão traseira.

Além da câmera de ré, a série X3E oferece como opcional a câmera lateral direita, criando uma cobertura ainda mais completa. O operador Fernando Besold, de Santa Catarina, trabalha com uma escavadeira Link-Belt modelo 145 X3E e afirma que a câmera de ré faz toda a diferença na rotina em campo. "A gente opera em lugares apertados, com obstáculos, não tem como ficar o tempo todo girando o corpo para trás para ver onde está indo. Além disso, tem alguns clientes que gostam de ficar em volta da máquina durante a operação, a câmera te dá noção de onde a pessoa está, evitando um acidente grave. A resolução da câmera de ré da Link-Belt é muito boa! Mesmo de noite, no escuro, se você tiver iluminação na frente da máquina, você consegue enxergar lá atrás pela câmera. Acho que todos os equipamentos deveriam vir com esse acessório, pois ajuda muito!", avalia.

No Espírito Santo, Ronaldo Neitzel Machado opera o modelo 130 X3E da Link-Belt e afirma que a câmera de ré da escavadeira transformou o dia a dia de trabalho. "A câmera traseira eliminou o ponto cego da máquina, na traseira, onde não tinha visão nenhuma! A gente trabalha próximo a casas, paredes, locais muito estreitos. E tem ainda clientes que param o carro próximo ao equipamento. Com a câmera, a gente consegue ver e evitar acidentes. À noite, proporciona uma visualização muito boa. Em locais de risco, é fundamental."

A Link-Belt oferece a câmera traseira em todos os modelos da série X3E, sem custo adicional. Mais que um diferencial, é um compromisso com a segurança e a produtividade.

Sobre a LBX Company

A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA), e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, de reciclagem, de demolição e de manuseio de materiais.

Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.

Sobre a Link-Belt Latin America

As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

Grupo Sumitomo

A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.