BYD apresentou nova geração de ônibus elétricos na Busworld Europe 2025

13/10/2025
  • A BYD apresentou novos ônibus elétricos equipados com a plataforma 3.0, que apresenta a bateria Blade integrada ao chassi, além de outras tecnologias;
  • A greentech também ampliou área de fabricação e serviços, com novos centros de manutenção de baterias operados por fabricantes de equipamentos originais (OEMs), reforçando seu compromisso com eficiência, segurança e sustentabilidade no transporte público;


Bruxelas, Bélgica (outubro de 2025) — A BYD, líder global na fabricação de veículos de nova energia e baterias, apresentou seus novos ônibus elétricos B12.b HF, B12.b LE e B18.b na Busworld Europe 2025, que aconteceu de 4 a 9 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. Reconhecida como um dos eventos mais importantes do mundo para o setor de transporte coletivo, a feira é referência em inovação, tendências e sustentabilidade no setor da mobilidade.

O congresso reuniu fabricantes, fornecedores, especialistas em mobilidade e autoridades de transporte de diversos países, combinando exposição de veículos e componentes com uma ampla programação técnica. Entre os temas em destaque estão políticas de mobilidade, avanços tecnológicos, marcos regulatórios, sustentabilidade e o futuro do transporte coletivo.

A BYD apresentou seus três novos modelos, juntamente com a linha completa de veículos com emissão zero. Pioneira no mercado europeu de ônibus elétricos, a empresa já conta com mais de uma década de atuação no continente. Atualmente, existem mais de 5.000 ônibus elétricos BYD nas estradas europeias.

"Ficamos muito felizes em apresentar nossas mais recentes inovações e tecnologias na Busworld Europe. Os novos modelos de ônibus elétricos, aliados à expansão da nossa capacidade de produção e suporte na Europa, reforçam o compromisso da BYD em acelerar a transição para um transporte público mais limpo e sustentável na região", afirmou Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global da BYD.

O novíssimo High Floor de 12 metros oferece autonomia de até 650 km e carregamento por pistola dupla ou pantógrafo de 520 kW. Alimentado pela tecnologia de bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio (LFP), ultra segura e desenvolvida pela BYD, ela aproveita todas as vantagens da Plataforma de Ônibus Elétrico 3.0, exclusiva da marca.

"A BYD está presente no Brasil desde 2014, e a planta de Campinas é hoje um dos principais pólos da empresa na América Latina, responsável pela montagem de todos os chassis de ônibus elétricos no país. A BYD Brasil também marcou presença na Busworld 2025, um dos mais importantes eventos do setor em todo o mundo. O evento é uma grande oportunidade para conhecermos de perto o que há de mais avançado em mobilidade elétrica", afirma Marcello Schneider, Diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil.

Com 400 modelos já vendidos no país, a BYD é líder em eletromobilidade no Brasil. Cada chassi de ônibus produzido pela empresa evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.

Modelos que garantem conforto e tecnologia

O B12.b HF, com construção de piso alto, estabelece novos padrões em conforto, tecnologia e facilidade de operação. Seu amplo compartimento de carga de 5,7m³ acomoda facilmente até 121 malas de 20 polegadas, enquanto os sistemas avançados de assistência ao motorista otimizam a segurança, mesmo em terrenos e condições climáticas desafiadoras.

Além disso, projetado para atender a uma ampla gama de operações, desde deslocamentos urbanos e intermunicipais até turismo, o B12.b HF conta com capacidade máxima de bateria de 495 kWh, autonomia totalmente elétrica de até 650 km e carregamento de 520 kW via pistola dupla ou pantógrafo. Esses recursos reforçam sua operação sustentável, prática e eficiente.

Já o novo ônibus articulado 100% elétrico B18.b, de 18 metros, amplia as capacidades da linha, oferecendo espaço para até 146 passageiros e autonomia de até 630 km. O modelo se beneficia plenamente da tecnologia da bateria Blade, com densidade energética que permite capacidade máxima de 746 kWh, garantindo desempenho consistente em trajetos mais longos.

Para atender às demandas por maior tração e controle, o B18.b possui opção de tração integral, permitindo enfrentar declives mais acentuados e oferecer condução mais segura em chuva, neve ou estradas em condições adversas.

Além disso, em ruas urbanas estreitas, a unidade de controle de quarta geração do sistema de disco articulado, combinada à tecnologia de amortecimento hidráulico, aumenta significativamente a estabilidade em curvas. Um sistema de frenagem regenerativa eficaz, mesmo em descidas longas com a bateria totalmente carregada, mantém os freios de fricção mais frios e reduz o desgaste, completando o pacote de eficiência e segurança.

Mercado Europeu

A BYD intensifica sua participação no mercado europeu com expansão da fabricação e da área de serviços, incluindo a primeira oficina dedicada a sistemas de baterias OEM, no Reino Unido. Após a expansão de sua fábrica de ônibus elétricos na Hungria, a capacidade anual ultrapassará 1.000 unidades e criará centenas de empregos locais.

Assim como no Brasil, a BYD é líder de mercado no setor de ônibus elétricos na Europa. A presença europeia de ponta a ponta aumenta o tempo de atividade, reduz o custo total de propriedade e oferece soluções projetadas para clientes europeus.

Atualmente a empresa tem mais de 7.000 e-Buses em operação ou encomendados em 26 países e mais de 160 cidades. No mês passado, a empresa entregou o e-Bus "BYD número 5.000" na Europa, outro marco que reflete a confiança de longo prazo dos clientes europeus. A BYD já entregou mais de 89.000 e-Buses globalmente.

SOBRE A BYD


A BYD é líder global em carros movidos a nova energia - elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.