BRT Sorocaba incentiva que empresas do transporte apoiem projeto educacional do Instituto Ponte

24/04/2023

A ONG é responsável pela formação de 220 alunos em todo Brasil e atua na democratização do conhecimento, facilitando o acesso a escolas e universidades de referência.

Como forma de contribuir para o futuro da educação no país, a BRT Sorocaba reforça a parceria com o Instituto Ponte no acesso de estudantes à formação de qualidade e incentiva que outras empresas do transporte também apoiem essa causa. O Instituto Ponte é uma ONG (organização não-governamental) que facilita a ascensão social de uma geração, por meio da educação de qualidade, para jovens em vulnerabilidade social.

O instituto possui 8 anos de existência e ao longo dessa trajetória, teve um crescimento 11 vezes maior no número de alunos até janeiro/23, atendendo hoje 220 alunos, residentes em cinco estados do Brasil: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em 2023, a expectativa é crescer ainda mais, selecionando alunos do nordeste, em especial de Pernambuco.

"Despertamos o potencial desses jovens e mostramos que sonhos podem se tornar realidade com dedicação e mérito próprio. Somos a Ponte entre o sonho de adolescente e a realidade da vida adulta, com formação para o mercado de trabalho exercendo a profissão almejada. Em 2022, fomos eleitos pela 5ª vez consecutiva uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar e Ambev VOA. Para 2023 temos a perspectiva de finalizar o ano com 260 alunos apoiados por nosso projeto", ressalta Bartira Almeida Diretora do Instituto.

Ao todo, são 62 universitários já matriculados e cursando, estudando em universidades de referência como USP, UNICAMP, UFMG, UFES, INSPER, INTELI, entre outros. Dos estudantes de nível superior atendidos pelo instituto, 39% cursam engenharias e segmentos da computação, 23% direito e o campo da economia e direito, 18% diversas áreas (arquitetura, administração e medicina veterinária), 10% medicina e mais 10% estão em outras formações do nicho de saúde.

"A mudança que desejamos ver no mundo vem das ações que cultivamos e nos envolvemos. Fazemos o melhor que podemos dentro da empresa, mas acreditamos também que é preciso investir fora, nas futuras gerações. E, somente com o conhecimento poderemos ter cidadãos mais conscientes e com uma visão de renovação. O novo olhar chega com o frescor dessa juventude. Estamos muito honrados em fazer parte desse time do bem e convidados as empresas do setor de transporte que façam o mesmo. Se cada um de nós contribuir com um jovem já estaremos fazendo a transformação", destaca Manoel Ferreira, Diretor de Operações da BRT Sorocaba.

Sobre o Instituto Ponte (IP)

O Instituto Ponte seleciona estudantes do 7º ano do ensino fundamental II ao 2º ano do ensino médio, de escolas públicas, e concede oportunidades educacionais e acesso a atividades de desenvolvimento dos aspectos acadêmicos e socioemocionais, do ensino fundamental à universidade.

Atualmente, 134 estudantes são do ensino médio e 24 do ensino fundamental. Desse total, 118 são bolsistas nas escolas parceiras que possuem as melhores notas no ENEM no Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O projeto também apoia o aprendizado de línguas estrangeiras. 43% dos alunos também são bolsistas em escolas de inglês e 20% já se tornaram fluentes no idioma.

Um outro diferencial do Instituto Ponte é que 76% dos alunos são destaques em olimpíadas escolares acadêmicas nacionais e internacionais. Em 2021, os estudantes tiveram 100% de aprovação no SISU/ENEM nos vestibulares.

Processo seletivo 2023

Para os jovens que buscam apoio estudantil é possível contar com o suporte do instituto por meio de processo seletivo. As inscrições deste ano já estão abertas para todo Brasil. O prazo final para se inscrever encerra em 1 de maio de 2023. Acesse o site e participe. www.institutoponte.org.br/selecao até 01/05/2023 .

Acompanhe também nas redes sociais - Instagram: @institutoponte_, Facebook: Instituto Ponte e LinkedIn: Instituto Ponte.

Requisitos:

  • Alunos de escolas públicas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do ensino médio;
  • Rendimento escolar superior a 80% nas disciplinas de língua portuguesa e matemática;
  • Assiduidade escolar acima de 90%;
  • Renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por membro familiar;

O que dizem os alunos do IP

"Quando estava no quinto ano, participei da OMV, a olimpíada de matemática de Votorantim. Consegui medalha ouro na minha cidade, e descobri minha paixão pela matemática. Posteriormente, meu sonho era conseguir uma medalha da OBMEP, sendo essa de nível nacional. Com muito esforço, na minha segunda edição, consegui a medalha de ouro. Paralelo a isso, o Instituto Ponte estava realizando um processo seletivo, que desta vez, buscava alunos de fora do estado. Por causa da minha medalha, o instituto entrou em contato para que eu também participasse dessa seleção. Após uns meses desse processo, me tornei um aluno IP. Afinal, o que isso muda? Muitas coisas. dentre elas, o meu jeito de pensar, modo de agir, e visão sobre o futuro. O instituto não é só o melhor apoio que um estudante poderia ter, é também uma família. O jeito que eu me senti tão bem e acolhido quando conheci os alunos e a equipe, é indescritível. Antes meus sonhos eram restritos à minha realidade, mas as histórias de outros alunos me inspiraram a querer mais. Sempre estudei em escola pública, porém este ano foi diferente, eu consegui bolsa de 100% na melhor escola particular da minha região, o que nunca esteve nos meus planos. Isso me mostrou que sou capaz de construir um futuro do tamanho da minha ambição!"

Vitor Rodrigues, 15 anos, Votorantim (SP)

Aluno bolsista no Colégio Uirapuru,

1ª série do Ensino Médio e bolsista de Inglês no Brasas English Course (online)

"Estudo na escola dos meus sonhos, o Colégio Uirapuru. Conheci o Instituto Ponte a partir de uma medalha na Obmep. Recebi uma mensagem sendo convidada a participar do processo seletivo e confesso que apesar de ser difícil, valeu a pena cada segundo. Fui completamente acolhida, tanto pelos alunos, quanto por professores. Para me recuperar da minha defasagem no meu aprendizado, os professores me auxiliam com aulas a mais e sempre estão dispostos a me ajudar, os alunos sempre fazem o possível para me incluir em tudo que fazem parte, apesar da grande diferença de poder aquisitivo e realidades. A diferença de qualidade de ensino é completamente absurda comparada a minha escola anterior, hoje me sinto muito mais desafiada e aprendo muito mais! Meu maior sonho é fazer uma faculdade federal de medicina, construir uma boa carreira e poder proporcionar a oportunidade de minha mãe voltar a estudar, quero também ter boas condições para dar uma vida mais confortável para minha família e poder ajudar outras pessoas a conquistarem sua ascensão social".

Pamela Oliveira, 13 anos, Sorocaba (SP)

Aluna bolsista no Colégio Uirapuru, 9º ano do Ensino Fundamental

e bolsista de inglês no Brasas English Course (online)


google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU