

BRT Sorocaba conquista prêmio internacional UITP México na categoria “Valores Estratégicos”



O projeto BRT Sorocaba conquistou o Prêmio UITP na categoria "Valores Estratégicos", durante a 20ª Assembleia América Latina da UITP (Associação Internacional do Transporte Público), na cidade do México. A premiação aconteceu na noite de ontem (30/10), durante o evento que destaca as principais iniciativas sobre mobilidade urbana no mundo todo.
De 50 inscritos, os três melhores projetos de cada categoria foram vitoriosos e ganharam o reconhecimento internacional por suas boas práticas. Entre eles, na categoria "Valores Estratégicos", estava o BRT Sorocaba.
Nascido no Poder Público, em parceria com a iniciativa privada, o BRT Sorocaba foi considerado um dos melhores projetos de mobilidade urbana da América Latina. Dentre as principais características que chamaram a atenção dos jurados, estiveram a inovação tecnológica, o fomento do uso do transporte coletivo e o potencial inspirador do modelo de contrato, que é uma referência para outras cidades.
O empreendimento BRT Sorocaba é a primeira concessão precedida de obra no segmento de transporte com ônibus do Brasil. Neste modelo de contrato, a iniciativa privada é responsável pela implantação do sistema, aporte na frota, operação e realização da manutenção futura. Ao final do período de concessão, os investimentos em infraestrutura são revertidos para o Poder Público.
De acordo com Renato Andere, presidente da empresa BRT Sorocaba, ter esse reconhecimento internacional reforça a grandiosidade e o potencial do projeto. "É uma imensa satisfação estar no México representando, não somente Sorocaba, mas também o Brasil, com um trabalho que contribui para o desenvolvimento das cidades. Promover um transporte coletivo moderno, inteligente, sustentável e acessível é transformador. A mobilidade urbana é um organismo vivo e nunca podemos parar. Chegar até aqui nos motiva a continuar aperfeiçoando cada vez mais", aponta.
A operação do BRT, além de modernizar o sistema de transporte de Sorocaba e transportar 53 mil passageiros/dia, também foi um agente de desenvolvimento econômico para a cidade, ao estimular e facilitar o deslocamento das pessoas para importantes áreas comerciais, como as avenidas Itavuvu e Ipanema, ambas vias que concentram as 22 estações do BRT. Essas avenidas passaram a ter mais valorização imobiliária, o crescimento do setor de serviços e aumento do consumo de maneira geral.
O diretor-presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, também comemorou a premiação. "É Sorocaba, mais uma vez, sendo reconhecida internacionalmente pela qualidade dos serviços prestados à população, com um modelo de transporte público que é referência de qualidade, agilidade e conforto para outras cidades", destaca.
E, vale lembrar que, neste ano, Sorocaba também foi contemplada com reconhecimento nacional pelo sistema BRT, com menção honrosa, na categoria "Iniciativas públicas que inovam e transformam", do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, da ONU e do Governo Federal. Participaram da premiação 227 iniciativas de sucesso em todo o País.


Mulheres ao volante: o exemplo de superação e paixão pelos ônibus.

Banco Moneo celebra 20 anos como parceiro estratégico da mobilidade no Brasil

Ford anuncia investimento para aumento da produção da Ranger na América do Sul

SEST SENAT prorroga inscrições de projeto que valoriza os melhores motoristas do Brasil
