BRT-ABC AVANÇA NA CONSTRUÇÃO DO NOVO TERMINAL SÃO BERNARDO
As obras de construção do Terminal São Bernardo do BRT-ABC avançaram nas
últimas semanas. A estrutura metálica da antiga cobertura já está sendo
retirada para início da construção do novo terminal que abrigará o
moderno Centro de Controle Operacional - CCO, de onde será possível
realizar o planejamento e controle, de forma centralizada, toda operação
do BRT ABC, suportado pela utilização de ITS (Intelligent Transport
System), ou seja, produtos e serviços que usam informações e comunicação
avançadas para melhorar os níveis de mobilidade e segurança no
transporte público.Também está sendo colocado o tapume ao redor de toda a praça do
Terminal, o que permitirá a construção da plataforma que ficará no
local.Começou ainda o remanejamento das partes do Terminal que ficarão operando durante a obra para atendimento do público.O terminal ocupará uma área de 9.000m², com acessibilidade universal,
plataforma em nível, climatização, wi-fi e cobrança antes do embarque.O Terminal São Bernardo é um dos três que serão atendidos pelo BRT-ABC. Os demais serão os Terminais Tamanduateí e Sacomã.FASE 1
As equipes também concluíram a preparação e concretagem da pista no
trecho de 2,5 km da Fase 1 (São Bernardo-São Paulo), e já começaram as
obras no sentido oposto.Também avançaram as obras de recapeamento perto no cruzamento da Avenida
Aldino Pinotti com Rua Dr. Marcel Preotesco e na Rua Versolato, em São
Bernardo, e os trabalhos de confecção dos jardins ao longo do corredor
do BRT-ABC.A Fase 1 começou nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes, em São
Bernardo, e terminou na Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos,
divisa com São Caetano do Sul.A próxima fase, a partir da divisa com São Caetano até o Terminal
Sacomã, começa agora com a liberação da licença ambiental pela Cetesb,
publicada no Diário Oficial do dia 7/02/2024.BRT-ABC EM NÚMEROS
- Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
- Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
- Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar condicionado;
- Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas, com ar condicionado e wi-fi, mais três terminais;
- Cobrança realizada antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
- Investimento total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
- Interligação com três terminais: São Bernardo (Corredor ABD), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
- Três opções de linhas: Paradora (16 paradas), Semiexpressa (8) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã).