

Brasília recebe ônibus “Zebrinha” totalmente elétrico e desenvolvido no Brasil

"Zebrinha" recebe o primeiro ônibus elétrico do DF com tecnologia 100% brasileira
Todo o sistema elétrico é desenvolvido pela Eletra, fabricante de São Bernardo do Campo; carroceria, chassi, motores e batertias também são nacionais
O sistema de transportes do DF (Distrito
Federal) recebeu, nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, oito ônibus
zero quilômetro, comprados pela Auto Viação Marechal, operadora da Área
4, com 60 anos de história no transporte de passageiros.O destaque da apresentação é o modelo 100% elétrico de tecnologia
totalmente brasileira, desenvolvida pela Eletra, fabricante com sede em
São Bernardo do Campo (SP) que atua há mais de 25 anos no segmento de
veículos elétricos de grande porte. Todo o veículo é montado por
empresas instaladas no Brasil.A carroceria é Caio, de Botucatu (SP), modelo e-Millennium, com itens
como ar-condicionado, entradas USB para recarga de baterias de
celulares, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e
vidros nas janelas com tratamento para redução da incidência de raios UV
(ultravioleta) do sol. A plataforma de chassi é Mercedes-Benz, feita em
São Bernardo do Campo (SP), modelo OF-1721 L (com suspensão pneumática e
piso alto). Já as baterias e os motores elétricos são feitos pela WEG,
de Jaraguá do Sul (SC).Este modelo com tecnologia elétrica da Eletra chega a
uma autonomia superior a 270 km, dependendo das condições de operação, e
tem a maior vida útil comprovada do mercado brasileiro.O modelo é do tipo midi e vai reforçar e ampliar as linhas do serviço
"Zebrinha" do Guará. É o primeiro modelo 100% elétrico da rede de linhas
do Distrito Federal.Zebrinha é o nome dado pelo GDF (Governo do Distrito Federal) e pela
população aos ônibus de menor porte que operam o sistema em locais mais
afastados e às linhas complementares e alimentadoras da rede troncal e
básica, que possuem tarifas menores. O nome tem raiz histórica ligada a
criação deste tipo de serviço, em 1981, e remete à pintura original
listrada."O Zebrinha sempre teve um papel social, levando transportes ágeis, de
menor custo e acessível à população. Agora, com o primeiro ônibus
elétrico, passa a ter um papel ambiental importante", disse a presidente
da Eletra, Milena Braga Romano."Para a Eletra, toda entrega é um marco importante, mas esta fica na
história da empresa e da mobilidade da capital do país. É o transporte
limpo, de alto padrão e de forma inédita chegando à população",
complementou a diretora comercial da Eletra, Iêda Oliveira.A vice-governadora Celina Leão, que esteve à frente da cerimônia, disse
que estes ônibus não só representam renovação de frota, mas ampliação de
serviços à população."Este investimento com os novos veículos vai possibilitar que mais
linhas sejam criadas para atender a população do Guará, que hoje conta
com mais de 127 mil habitantes. Lá serão criadas as linhas 0.010, que
farão o percurso entre o Guará I e Guará II, e 0.009, que levará ao Park
Shopping e ao Aeroporto de Brasília. Para a primeira, haverá 22
horários diferentes de partida; para a segunda, 12. Ambas saem da
rodoviária da cidade", explicou Celina Leão.Dos oito novos coletivos entregues, quatro são para reforço da frota da
Bacia 4, que compreende também Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia e
Taguatinga, e quatro vão atender a demanda no Guará, segundo o DF.A Eletra, empresa de capital 100% nacional instalada em São Bernardo do
Campo, no ABC Paulista, é a marca que tem o maior número de opções de
ônibus elétricos já disponíveis no mercado brasileiro.O dado faz parte do mais recente relatório mensal da ABVE (Associação
Brasileira do Veículo Elétrico), que reúne as informações de mercado dos
fabricantes de veículos elétricos, eletrificados e híbridos que atuam
no Brasil, mesmo sem ter necessariamente sede instalada.Segundo a mais recente atualização do final de julho de 2025, o ABVE
Data mostrou que 11 marcas comercializam ou demonstram modelos de
elétricos no mercado brasileiro. A Eletra aparece em praticamente todos
os nichos do segmento urbano, entre 9,7m e 21,5m.Para 2025, a Eletra promete mais lançamentos para ampliar as opções e os
segmentos atendidos. Temos o maior portifólio e detemos a tecnologia
dos modelos: trólebus, elétricos híbridos e elétricos puros.SEGMENTOS EXCLUSIVOS
Além disso, a marca, que disponibiliza a integração e a eletrificação
das plataformas de chassis para encarroçamento, reúne modelos
comercializados de forma exclusiva, como configurações próprias para
escolares e o e-Trol, que reúne em um só veículo as tecnologias trólebus
(conectados à fiação aérea) e baterias, cujo funcionamento se alterna
de acordo com a disponibilidade no itinerário.A Eletra recentemente também forneceu "trólebus puros"
de 21,5m para o Corredor Metropolitano ABD, que liga a cidade de São
Paulo a municípios do ABC Paulista.Outra atuação exclusiva da marca paulista no segmento de ônibus é
o "retrofit ecológico", que consiste na conversão de ônibus diesel em
trólebus ou elétricos apenas com baterias. Neste momento, a Eletra
converte ônibus articulados a diesel, que estavam chegando ao fim da
vida útil, em trólebus também para o Corredor ABD, praticamente dobrando
a permissão de anos de uso destes veículos. É possível também
converter ônibus a diesel em configurações somente com baterias.Segundo Milena Braga Romano, a origem da marca, que é de um grupo que
opera transportes coletivos há mais de 100 anos no Brasil, ajuda
explicar a escolha em diversificar cada vez mais os tipos de ônibus
elétricos, para atender as características topográficas de todo o país."Não só estamos próximos, mas vivemos a realidade dos operadores de
transportes. O Brasil é muito grande. Numa mesma cidade são vários
contextos e características diferentes. Por isso, é necessário que uma
só empresa de ônibus tenha vários tipos de operações. E graças à Eletra,
isso é possível, deixando os ônibus elétricos no mesmo patamar de
flexibilidade quanto a configurações disponíveis que os movidos a
diesel", explica Milena Romano.Para Iêda Oliveira, as décadas de atuação da empresa trouxeram a
experiência necessária para entender melhor as diferentes necessidades
das operações."Caminhamos para 40 anos oferecendo ônibus elétricos e fabricando no Brasil. Hoje a eletromobilidade é uma realidade, mas a Eletra
investia e acreditava enquanto tudo ainda era um sonho por aqui. Agora
muitos desembarcam no País, mas nós temos raízes aqui e sabemos de perto
como é lutar para que os transportes sejam mais limpos e, ao mesmo
tempo, se sustentem financeiramente. Somos a única empresa que produz
trólebus/ híbrido/elétrico puro e também a única no mundo no mundo com
ônibus elétrico operando há 25 anos ininterruptos e com sistema
original".


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