Brasileiro vence prova com máquinas pesadas e vai representar o Brasil em Las Vegas

27/10/2025

São Paulo, 27 de outubro de 2025 – O operador de máquinas pesadas Luanderson Patrício de Souza, natural de Altos, no Piauí, foi o grande vencedor da etapa final da América Latina no Desafio Mundial de Operadores da Caterpillar, realizada no último sábado (25), em Piracicaba, interior de São Paulo. Agora, Luanderson irá representar o Brasil na final mundial do Desafio, que será realizada em março de 2026 em Las Vegas, nos Estados Unidos.

"Me inscrevi neste Desafio depois de ver uma postagem nas mídias sociais, eu jamais imaginei que chegaria até aqui. Estou muito feliz e sinto que a minha ficha não caiu ainda. Ir para Las Vegas representar o meu país é um sonho", afirmou Luanderson. "Sou muito grato a todos que me ajudaram chegar aqui. Operar máquinas é sinônimo de amor. Que esse prêmio sirva de inspiração para que as próximas gerações possam acreditar e seguir seus sonhos", disse.

A competição realizada no último sábado reuniu 12 operadores profissionais de sete países, que foram os vencedores das etapas regionais realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Paraguai, República Dominicana, Suriname e México.

Os participantes enfrentaram provas práticas desafiadoras com o objetivo de testar suas habilidades na operação de máquinas pesadas – com foco em precisão, segurança e domínio das tecnologias Cat. Durante um dia inteiro de disputas, os operadores mostraram domínio em máquinas como carregadeira, trator de esteira, escavadeira e retroescavadeira. Desde a movimentar blocos de concreto de centenas de toneladas a acertar uma bola de basquete em uma cesta a partir de uma máquina, os operadores mostraram muita habilidade e técnica durante o desafio.

Além de Luanderson, o Brasil teve mais um representante nesta etapa - André Nowak, de Araucária (PR). Ele foi o segundo colocado geral no desafio.

"Este Desafio Mundial de Operadores representa uma iniciativa voltada à valorização da mão de obra especializada e à promoção da excelência técnica no setor de máquinas pesadas. Por meio dessa ação, reforçamos nosso compromisso com o reconhecimento profissional e com o avanço tecnológico que impulsiona o desenvolvimento do Brasil", afirmou Dennis Ventura, vice-presidente de Marketing e Vendas da Caterpillar.

A Caterpillar é pioneira nesta competição, que é realizada desde 2019 em todo o mundo. Na última edição, entre 2022 e 2023, foi registrada a participação de mais de 10.000 operadores de 32 países.

"Mais do que uma disputa técnica, o Desafio Mundial de Operadores celebra a formação profissional e o reconhecimento dos operadores como peças-chave para setores como infraestrutura, construção, mineração e agronegócio, entre outros essenciais à economia", avaliou Artur Bullio, Diretor de Vendas da Caterpillar. "Quem se destaca nesta competição, escreve seu nome na história e inspira as próximas gerações".



A convite da Caterpillar, a Rádio Ônibus esteve na cobertura da grande final latino-americana com entrevistas exclusivas e bastidores do evento.

Durante a cobertura, Henrique Estrada, da Rádio Ônibus, conversou com Luanderson logo após ele concluir a última prova da competição. Ainda dentro do ambiente da arena e visivelmente emocionado, o operador falou sobre o desafio e a sensação de ter completado uma das etapas mais difíceis:

"Eu me senti um pouco emocionado, porque eu falei para os meninos que essa é a máquina com que trabalho no dia a dia. Coloquei uma meta para mim mesmo: com ela eu precisava dar o meu melhor, mostrar agilidade e fazer bonito. Graças a Deus consegui bater o recorde do operador anterior", contou Luanderson.

Durante a conversa, ele destacou também a dificuldade das provas e a importância do aprendizado:

"O mais complicado foi a parte do trilho. Faz mais de 12 anos que não operava uma máquina com caçamba multifuncional, então foi um desafio enorme. Mas tudo na vida é questão de desafios, e Deus colocou isso na minha vida para eu superar. Graças a Ele deu certo."

Luanderson, que obteve dois recordes de tempo durante o torneio — nas provas com trator de esteira e retroescavadeira —, falou sobre a expectativa para a final mundial em Las Vegas:

"Com fé em Deus, a gente vai. Foram mais de 25 mil inscritos em toda a América Latina, e estar entre os 12 melhores já é uma bênção. Só de chegar até aqui, eu já me sinto vitorioso."


Sobre a Caterpillar

Com as vendas de 2024 e receita de US$ 64,8 bilhões, a Caterpillar Inc. é a fabricante líder mundial de equipamentos para construção e mineração, motores a gás natural e diesel fora-da-estrada, turbinas a gás industrial e locomotivas diesel-elétricas.

Por 100 anos, temos ajudado os clientes a construírem um mundo melhor e mais sustentável, e estamos comprometidos e contribuindo para um futuro com redução de carbono. Nossos produtos e serviços inovadores, apoiados por nossa rede de revendedores globais, fornecem um valor excepcional para ajudar nossos clientes a terem êxito.

A Caterpillar atua em todos os continentes, principalmente em três segmentos principais: Setores de Construção, Setores de Recursos e Energia e Transporte. Também fornece financiamento e serviços relacionados por meio do seu segmento de Produtos Financeiros.