

Banco Moneo celebra 20 anos como parceiro estratégico da mobilidade no Brasil
Única instituição financeira do país especializada em financiamento de ônibus e micro-ônibus
reforça protagonismo no setor e projeta crescimento sustentável para os próximos anos


Caxias do Sul, 29 de julho de 2025 – O Banco Moneo, instituição financeira controlada pela Marcopolo S.A., celebrou duas décadas de atuação como referência no financiamento de veículos voltados ao transporte coletivo no Brasil. Fundado em 2005 com o propósito de facilitar o acesso a soluções de mobilidade por meio de crédito especializado, o Banco Moneo se consolidou como o único do País com foco exclusivo no financiamento de ônibus e micro-ônibus, contribuindo diretamente para a modernização e expansão das frotas em todo o território nacional.
A trajetória do Moneo começou ainda em 1999, quando a Marcopolo identificou a necessidade de criar uma estrutura financeira dedicada a apoiar seus clientes na aquisição de veículos. A partir de um estudo estratégico, foi criado em 2000 o departamento de Serviços Financeiros, que passou a viabilizar operações com gestão de risco. Em 2002, a empresa lançou, em parceria com outras instituições, um projeto pioneiro de financiamento para os modelos Volare. O sucesso da iniciativa culminou na fundação do Banco Moneo, em 1º de julho de 2005, com aprovação do Banco Central.
Desde então, o Banco Moneo tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da mobilidade urbana e intermunicipal no Brasil. Com presença em Caxias do Sul (RS) e São Paulo (SP), além de uma equipe comercial distribuída estrategicamente pelo País, o banco alia a solidez e a credibilidade da Marcopolo a um atendimento próximo, transparente e personalizado. Suas soluções financeiras são desenhadas sob medida para atender às necessidades de clientes que buscam renovar ou ampliar suas frotas com veículos das marcas Marcopolo, Volare, Marcopolo Motorhome e Neobus.
Entre os marcos mais relevantes da sua história estão: a autorização para operar com recursos do BNDES, em 2006; a conquista de mil clientes ativos, em 2015; o financiamento de mais de 10 mil ônibus até 2017; e o reconhecimento do BNDES pela atuação eficaz durante as medidas emergenciais da pandemia de Covid-19, em 2020. Em 2024, o Banco Moneo atingiu a marca de R$ 1 bilhão em carteira de crédito, reafirmando sua robustez e compromisso com o setor.
Para os próximos anos, o Banco Moneo projeta um crescimento sustentável, com foco na inovação de produtos financeiros, digitalização de processos e fortalecimento das parcerias com operadores de transporte em todo o Brasil. "Com agilidade, atendimento personalizado e soluções sob medida, o Moneo cresceu junto com a mobilidade brasileira. Nosso compromisso para os próximos anos é seguir ampliando nossa atuação com soluções cada vez mais personalizadas, sempre próximos dos clientes e atentos às necessidades do setor, para impulsionar juntos o avanço da mobilidade no País", afirma Eraldo Paim de Araujo, diretor comercial do Banco Moneo.
Sobre a Marcopolo
Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e está entre as maiores fabricantes do mundo. Comprometida com o futuro da mobilidade, a empresa investe continuamente em inovação, tecnologia, design e expansão global, desenvolvendo soluções que contribuem para o transporte coletivo de passageiros. Com unidades industriais nos cinco continentes, seus veículos circulam em mais de 140 países.
Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo


Banco Moneo celebra 20 anos como parceiro estratégico da mobilidade no Brasil

Ford anuncia investimento para aumento da produção da Ranger na América do Sul

SEST SENAT prorroga inscrições de projeto que valoriza os melhores motoristas do Brasil

Pesquisa usa inteligência artificial para prever acidentes de trânsito
