Autopass lança novo sistema de bilhetagem eletrônica sem interromper operações em SP

14/08/2025

Modernização do sistema amplia a capacidade de processamento e garante mais agilidade e estabilidade nas transações do transporte público

A Autopass, maior empresa de gestão de soluções para bilhetagem eletrônica no Brasil, lançou um novo sistema de bilhetagem eletrônica que moderniza toda a infraestrutura tecnológica da operação na Grande São Paulo. Responsável por mais de 10 milhões de transações diárias e com mais de 13 milhões de cartões emitidos, a empresa concluiu a atualização completa do sistema sem impactar os usuários e sem a necessidade de substituir cartões.

A modernização abrangeu todos os componentes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), com melhorias em software e hardware, além da integração com os sistemas de operadores de transporte e fabricantes de bloqueios. O novo sistema entrega maior capacidade de processamento, mais agilidade nas transações e maior estabilidade operacional, pontos críticos para a eficiência do transporte público na maior região metropolitana do país.

Ao todo, cerca de 7 mil ônibus e todas as estações da CPTM e do Metrô de São Paulo operam com a nova tecnologia. A atualização foi realizada de forma escalonada, em parceria com fornecedores estratégicos, e garantiu a continuidade das operações durante todo o processo, sem interrupções no serviço prestado à população.

"A tecnologia por trás da mobilidade urbana precisa ser tão ágil quanto invisível. Implementar uma mudança dessa magnitude sem interromper nenhuma transação é reflexo de um trabalho conjunto, pautado pela inovação e pela responsabilidade com o serviço público", afirma Bruno Berezin, CEO da Autopass. "Nosso foco é garantir que cada validação aconteça com eficiência, para que a experiência do usuário seja sempre fluida e confiável."

A reformulação representa um avanço estrutural para o sistema de transporte público da Grande São Paulo, tornando a bilhetagem mais ágil, resiliente e preparada para futuras evoluções tecnológicas.