ANTP lança cartilha para orientar candidatos sobre propostas para o transporte público nas eleições municipais
Guia foi formulado com base nas principais demandas de passageiros ouvidos em pesquisa sobre o serviço de transporte coletivo urbano
Para orientar
as próximas eleições municipais, a Associação Nacional de Transportes
Públicos (ANTP) divulga uma cartilha destinada a candidatos que desejam
desenvolver planos de governo viáveis para a melhoria do transporte
público. A iniciativa
contribui para o esclarecimento do funcionamento do setor em áreas como
planejamento e gestão, além da adoção de tarifas sociais e ampliação da
frota de ônibus, minimizando, assim, o risco de futuros prefeitos ou
vereadores assumirem promessas
impraticáveis. O lançamento ocorre nesta terça-feira (6/8), durante o
Seminário Nacional NTU, no São Paulo Expo, em São Paulo/SP.
"Hoje, nos
deparamos com uma tendência crescente de tarifa zero nos sistemas de
transporte pelo país. No entanto, nem todas as cidades têm condições de
adotar esta política, por uma série de fatores. Então, antes de
prometer, durante a campanha,
o candidato precisa entender detalhes importantes que podem comprometer
sua futura gestão", explicou Luiz Carlos Mantovani Néspoli,
superintendente da ANTP.
O guia
"Eleições 2024 - Como Ganhar as Eleições: Transporte Público de
Qualidade para o Cidadão", com 56 páginas, disponibilizado ao público
nas versões impressa e digital, apresenta soluções às principais
demandas indicadas pelos próprios
passageiros, ouvidos numa pesquisa realizada pela Confederação Nacional
do Transporte (CNT).
Dentre os
principais pontos elencados pelos usuários do transporte estão a
qualidade do serviço, maior flexibilidade das linhas e horários, mais
segurança, menor tempo de viagem e preço da tarifa. "É preciso repensar a
prestação do serviço de
forma a atender o desejo do passageiro, no entanto, isso depende do
poder público, geralmente prefeituras, responsáveis por garantir o
transporte público", afirma Néspoli.
A cartilha
detalha as competências de cada ente na garantia do transporte público e
reforça que este é um direito social e essencial, garantido pela
Constituição, assim como saúde e educação. "O transporte público é o
resultado dos esforços
conjugados de duas partes: de um lado, a autoridade pública, que tem a
obrigação de viabilizar a infraestrutura e garantir as condições
adequadas para a prestação do serviço. De outro lado, cabe à operadora
fazer o sistema de transporte público
funcionar e cumprir as regras definidas em contrato", ressalta trecho do
documento.
Estruturado em capítulos, o guia traz orientações importantes aos candidatos sobre:
- Aumento da oferta e confiabilidade: como melhorar o planejamento e a gestão, racionalizar e otimizar recursos, expandir a rede de transportes e renovar a frota.
- Redução do preço: abordando o aspecto da implementação de tarifa social e subsídios, desoneração de tributos e financiamento do transporte coletivo pelo transporte individual.
- Melhoria do conforto: indica a necessidade do estabelecimento de padrões de qualidade, renovação da frota com veículos mais confortáveis e campanhas de capacitação de funcionários.
- Redução do tempo de viagem: reforça aos candidatos a priorização do transporte público nas vias, criação de faixas exclusivas e corredores de ônibus, e implementação de sistemas inteligentes de transporte.
- Aumento da segurança: sugere o monitoramento e controle, melhoria da infraestrutura de paradas, e policiamento prioritário nos locais de maior fluxo de passageiros.
- Melhoria do acesso ao serviço: destaca a importância de investimentos em infraestrutura para pedestres, construção de terminais e pontos de ônibus adequados.
- Transparência e comunicação: incentiva o aperfeiçoamento da comunicação com passageiros, estabelecendo canais de atendimento e pesquisas de opinião, além de transparência na prestação de contas.
Além
disso, a cartilha ressalta a necessidade da regulamentação voltada ao
transporte público coletivo, estabelecendo padrões nacionais para
concessão, gestão e qualidade dos serviços, a partir do estabelecimento
de um marco legal para o
transporte público coletivo. A proposta de marco está atualmente em
tramitação no Senado Federal, na forma de um substitutivo ao Projeto de
Lei nº 3.278/2021.
"O transporte
público de qualidade é um diferencial positivo para a campanha
eleitoral. Com foco no benefício ao cidadão, o guia contribui não só
para atrair eleitores, mas para garantir a eficiência e a qualidade do
transporte público nas
futuras gestões", concluiu Branco.
O material, produzido pela ANTP, contou com o apoio da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.