

A Marcopolo é a mais nova integrante da C.A.S.E.
Anúncio de adesão da empresa gaúcha ocorreu nesta terça-feira na Nova York Climate Week, nos EUA. A Marcopolo se junta ao Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale para dar visibilidade e acelerar iniciativas empresariais concretas, efetivas e com potencial de escala internacional

Caxias do Sul, 24 de setembro de 2025 – A Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E) acaba de anunciar a Marcopolo – referência mundial na fabricação de carrocerias para ônibus e protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade – como a mais nova integrante da iniciativa empresarial para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global. Além de Marcopolo, a parceria conta com a participação do Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale.
A adesão foi oficializada em evento promovido no início da noite desta terça-feira (23), no escritório de advocacia da Mattos Filho em Nova York, como parte da programação da New York Climate Week, que ocorre nos EUA, como evento paralelo também a Assembleia Geral da ONU.
"Para a Marcopolo, ser protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade significa impulsionar a transição para um futuro mais sustentável, conectando inovação, responsabilidade ambiental e inclusão social. Nosso propósito é claro: transformar o transporte coletivo por meio de tecnologias que promovam eficiência, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. Ao alinharmos nossa estratégia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reafirmamos nosso compromisso com a descarbonização do transporte e com o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente as comunidades onde estamos presentes. A participação na C.A.S.E e na COP30 é reflexo dessa jornada, na qual buscamos não apenas compartilhar nossa trajetória, mas também colaborar com as cadeias produtivas e mostrar que o Brasil pode liderar globalmente a mobilidade do futuro", afirma o CEO, André Armaganijan.
A C.A.S.E. tem a missão de destacar o setor privado brasileiro como parte indispensável para a entrega de soluções climáticas de impacto, alinhadas aos eixos da Agenda de Ação da COP30, conforme o chamado do presidente da Conferência, o embaixador André Corrêa do Lago. Para isso, a iniciativa demonstra como as empresas brasileiras estão impulsionando soluções já aplicadas e escaláveis em bioeconomia, descarbonização industrial, finanças sustentáveis e cadeias de valor.
De acordo com a C.A.S.E., a adesão da Marcopolo se torna ainda mais relevante à medida que o grupo pretende dar visibilidade às iniciativas que podem ser implantadas por outras companhias, no Brasil ou no exterior. A ação coordenada está aberta à aproximação de outras empresas que compartilhem dessa visão e queiram contribuir para ampliar o alcance dessas soluções. Mais do que adesão formal, a C.A.S.E. busca fortalecer uma rede de implementação que inspire, mobilize e ajude a destravar caminhos para uma economia que seja positiva para o clima, a natureza e as pessoas.
A C.A.S.E. já selecionou 20 histórias de soluções climáticas e socioambientais brasileiras, lideradas pela iniciativa privada, capazes de demostrar inovação, competitividade e crescimento econômico. As soluções têm sido organizadas sob pilares estratégicos, estritamente alinhados às prioridades definidas pela Presidência da COP30, como: Financiamento Climático, Bioeconomia, Transição Energética, Sistemas Alimentares, Economia Circular, Infraestrutura e Transição Justa.
Ao fomentar ações prioritárias construídas de forma colaborativa entre setores, a C.A.S.E. busca apoiar o protagonismo brasileiro na liderança climática global até novembro de 2026, deixando um legado concreto no contexto da presidência brasileira da COP.
Sobre a Marcopolo
Fundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.
Caxias do Sul, 24 de setembro de 2025 – A Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E) acaba de anunciar a Marcopolo – referência mundial na fabricação de carrocerias para ônibus e protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade – como a mais nova integrante da iniciativa empresarial para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global. Além de Marcopolo, a parceria conta com a participação do Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale.
A adesão foi oficializada em evento promovido no início da noite desta terça-feira (23), no escritório de advocacia da Mattos Filho em Nova York, como parte da programação da New York Climate Week, que ocorre nos EUA, como evento paralelo também a Assembleia Geral da ONU.
"Para a Marcopolo, ser protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade significa impulsionar a transição para um futuro mais sustentável, conectando inovação, responsabilidade ambiental e inclusão social. Nosso propósito é claro: transformar o transporte coletivo por meio de tecnologias que promovam eficiência, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. Ao alinharmos nossa estratégia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reafirmamos nosso compromisso com a descarbonização do transporte e com o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente as comunidades onde estamos presentes. A participação na C.A.S.E e na COP30 é reflexo dessa jornada, na qual buscamos não apenas compartilhar nossa trajetória, mas também colaborar com as cadeias produtivas e mostrar que o Brasil pode liderar globalmente a mobilidade do futuro", afirma o CEO, André Armaganijan.
A C.A.S.E. tem a missão de destacar o setor privado brasileiro como parte indispensável para a entrega de soluções climáticas de impacto, alinhadas aos eixos da Agenda de Ação da COP30, conforme o chamado do presidente da Conferência, o embaixador André Corrêa do Lago. Para isso, a iniciativa demonstra como as empresas brasileiras estão impulsionando soluções já aplicadas e escaláveis em bioeconomia, descarbonização industrial, finanças sustentáveis e cadeias de valor.
De acordo com a C.A.S.E., a adesão da Marcopolo se torna ainda mais relevante à medida que o grupo pretende dar visibilidade às iniciativas que podem ser implantadas por outras companhias, no Brasil ou no exterior. A ação coordenada está aberta à aproximação de outras empresas que compartilhem dessa visão e queiram contribuir para ampliar o alcance dessas soluções. Mais do que adesão formal, a C.A.S.E. busca fortalecer uma rede de implementação que inspire, mobilize e ajude a destravar caminhos para uma economia que seja positiva para o clima, a natureza e as pessoas.
A C.A.S.E. já selecionou 20 histórias de soluções climáticas e socioambientais brasileiras, lideradas pela iniciativa privada, capazes de demostrar inovação, competitividade e crescimento econômico. As soluções têm sido organizadas sob pilares estratégicos, estritamente alinhados às prioridades definidas pela Presidência da COP30, como: Financiamento Climático, Bioeconomia, Transição Energética, Sistemas Alimentares, Economia Circular, Infraestrutura e Transição Justa.
Ao fomentar ações prioritárias construídas de forma colaborativa entre setores, a C.A.S.E. busca apoiar o protagonismo brasileiro na liderança climática global até novembro de 2026, deixando um legado concreto no contexto da presidência brasileira da COP.
Sobre a Marcopolo
Fundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.


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