

Empresas do setor de transportes de passageiros anunciam investimentos de R$ 2,5 bilhões
Iniciativa promoverá crescimento do setor, com novos veículos, mais tecnologia e geração de empregos

Após a implementação do novo Marco Regulatório do Transporte de Passageiros, aprovado em dezembro do ano passado pela ANTT, 112 empresas reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Transportes (ANTT) anunciaram investimento na ordem de R$ 2,5 bilhões no setor em 2024. Estes recursos já estão sendo direcionados para a compra de novos veículos de marcas como Mercedes Benz, Scania e Volvo bem como para a aquisição de carrocerias produzidas por empresas como Marcopolo, Busscar e Comil, as mais utilizadas no segmento.
Dados de 2023 indicam que a frota rodoviária, composta por quase 10 mil veículos registrados, tem uma idade média de 7,5 anos. No entanto, houve um aumento de 21,85% no número de veículos no ano passado, segundo informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O investimento projetado para 2024 supera em 35% os investimentos anuais anteriores, prometendo diversificar os serviços e reduzir a idade média dos ônibus.
Além da renovação da frota, as empresas planejam ampliar os investimentos em tecnologia. Novas gerações de aplicativos serão desenvolvidas para monitorar a demanda, gerenciar receitas, controlar a frota e analisar a concorrência. Essas inovações visam tornar o planejamento mais eficaz, os preços mais competitivos e as operações mais sustentáveis, modernas e ecologicamente corretas. As tecnologias de monitoramento da frota serão utilizadas nos trabalhos de regulação e fiscalização de serviço, uma vez que a ANTT poderá acompanhar em tempo real 100% da operação de transporte de passageiros.
Os benefícios desses investimentos não se limitam aos passageiros. De acordo com o Painel de Emprego da Confederação Nacional de Transportes (CNT), mais de 24 mil novos empregos foram criados nos últimos dois anos e espera-se um aumento de cerca de 30% com as medidas anunciadas pelas empresas. Esta expansão de empregos abrangerá motoristas, mecânicos e profissionais em áreas como desenvolvimento tecnológico, comunicação, publicidade, recursos humanos e cultura.
No ano passado, mais de 34 milhões de passageiros utilizaram o transporte regular interestadual, enquanto cerca de 13 milhões optaram pelo fretamento. Considerando o Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, 89% das 2.542 cidades turísticas do país são atendidas pelo transporte rodoviário regular. Esses investimentos prometem impulsionar a economia do setor, melhorar significativamente a experiência dos passageiros e contribuir para o desenvolvimento do turismo nacional.
A ANTT, enquanto agencia reguladora do setor de transporte interestadual e internacional de passageiros, tem compromisso de promover a harmonização, estabilidade e a evolução do setor para garantir a adequada prestação de serviços aos usuários, com segurança e qualidade.
Assessoria Especial de Comunicação
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT


Scania Cotrasa vai realizar seu primeiro encontro de caminhões antigos neste sábado

Parvi Transportes amplia sua frota com 212 novos ônibus da Marcopolo

Nova geração de caminhões Volkswagen desembarca no México

Buslog anuncia Antonio Queiroz como novo diretor
