

BRT-ABC ENTRA NA 2ª FASE DAS OBRAS APÓS LICENÇA AMBIENTAL DA CETESB
Trecho autorizado inclui pista até o Terminal Sacomã, em São Paulo
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-Cetesb emitiu no final de
janeiro a Licença Ambiental de Instalação da segunda fase das obras do
BRT-ABC, que agora começará a chegar a São Paulo.Nessa etapa, será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o terminal Sacomã, no Ipiranga.A licença compreende a Avenida Lauro Gomes, Avenida Marginal, Rua Michel
Saliba, Rua Aída e Rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André,
São Caetano do Sul e São Paulo.A Fase 2, com extensão de 11,8 km, inclui 13 paradas, quatro viadutos, três pontes e quatro passarelas.A Licença Ambiental de Instalação foi mais uma etapa do processo de
licenciamento do sistema viário do BRT-ABC, um dos mais importantes
projetos de transporte urbano da Grande São Paulo.O BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos a bateria, com
recarga por rede aérea. No total, terá 18 km de extensão, podendo
atender até 600 mil passageiros/dia.Será operado por 92 ônibus totalmente elétricos fabricados pela Eletra,
empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São
Bernardo.1ª FASE
A Fase 1 do BRT-ABC já está praticamente concluída conforme o
cronograma, incluindo a moderna parada em frente ao Shopping Metrópole,
no Centro de São Bernardo.A Parada Metrópole terá ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do
embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas
portadoras de deficiência. Será o modelo para as demais 15 paradas
previstas no trajeto.Terá também o Sistema de Transporte Inteligente (Intelligent Transport
Systems-ITS), um conjunto de ferramentas tecnológicas para o controle de
toda a operação.O ITS municiará os gestores do BRT-ABC de informações em tempo real
sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação etc.,
garantindo a interoperabilidade entre as paradas e o futuro Centro de
Controle Operacional, no Terminal São Bernardo.A Fase 1 começou nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e terminou na
Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano.As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista em São Bernardo.BRT-ABC EM NÚMEROS
- Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
- Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
- Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
- Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
- Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
- Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
- Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
- Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
- Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã);


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