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Volvo apresenta primeiro caminhão autônomo para coleta de lixo

O Grupo Volvo, junto com especialistas suecos em resíduos e reciclagem da empresa Renova, está testando o primeiro caminhão de coleta de lixo autônomo com potencial para uso em ambiente urbano. O projeto explora como a automação pode contribuir para melhorar a segurança no trânsito, aprimorar condições de trabalho e reduzir impactos ambientais.


"Existe um potencial surpreendente para transformar o rápido desenvolvimento técnico na automação em benefícios para clientes e, de forma mais ampla, para a sociedade em geral. Nosso caminhão autônomo de coleta de lixo está abrindo o caminho neste campo em nível global, e é uma das várias inovações autônomas em que estamos trabalhando no momento" diz Lars Stenqvist, diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo.

O caminhão de coleta de lixo autônomo do Grupo Volvo foi projetado para proporcionar uma direção segura em ambientes urbanos, inclusive ao dar a ré. Sensores monitoram continuamente a região próxima ao veículo e o caminhão para imediatamente caso um obstáculo apareça repentinamente em seu caminho. A rota é pré-programada e o caminhão se dirige de uma caçamba de lixo para a próxima. O motorista e os garis podem focar na coleta de lixo e não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo vai de uma lixeira a outra.

"Um importante benefício dessa nova tecnologia é a redução do risco de lesões ocupacionais, tais como o desgaste da articulação do joelho - que é uma lesão comum em quem trabalha com a coleta de lixo", explica Lars Stenqvist. O caminhão autônomo também oferece grandes vantagens ambientais. As trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas para permitir baixo consumo de combustível e baixas emissões.

O projeto conjunto com a Renova continuará até o final de 2017. O caminhão autônomo atualmente em teste está equipado com sistema de sensores para identificação, navegação e monitoramento da área ao redor do veículo. A maior parte desta tecnologia também é usada no caminhão autônomo para operações de mineração revelado pelo Grupo Volvo em 2016. O modelo é um FMX autônomo que está em teste na mina de Kristineberg no norte da Suécia.

Mais informações sobre o trabalho do Grupo Volvo com veículos autônomos estão disponíveis emwww.volvogroup.com/automation.

VOLARE CINCO COMPLETA UM ANO DE SUCESSO

NO TRANSPORTE DIFERENCIADO DE PESSOAS


Veículo criou conceito para o conforto e a segurança dos passageiros e motorista
O Volare Cinco completa neste mês de maio um ano de seu lançamento. De concepção
inovadora, quebrou importante paradigma do mercado nacional e criou um novo conceito
no transporte de pessoas, desenvolvido de dentro para fora, com padrão único de conforto,
ergonomia, segurança, mobilidade interna e conveniência.
O Volare Cinco deu origem a um novo segmento de mercado, o dos modelos compactos.
Integral, não é considerado ônibus, nem micro-ônibus e tão pouco uma van, e sim um
conceito inédito de veículo leve para o transporte de passageiros. É resultado da soma de
pontos fortes de uma van e de um ônibus pequeno.
De dimensões reduzidas (comprimento de 6.700 mm, altura externa de 2.740 mm, largura
de 2.010 mm, altura interna de 1.930 mm e largura interna de 1.908 mm), oferece maior
espaço interno e configuração diferenciada, muito mais conforto e segurança. É equipado
com motorização Cummins ISF 2.8, com 150 cv de potência e torque de 360 Nm a 1.500
rpm, transmissão mecânica Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. O
modelo possui tração traseira, o que garante melhor resposta em terrenos íngremes ou em
aplicações severas. Já o posicionamento do motor na frente possibilita fácil acesso aos
componentes mecânicos e rapidez de manutenção.
Operadoras de turismo ampliam frota com novos Volare Cinco
Menos de um ano após adquirir as primeiras cinco unidades do Volare Cinco, a Luck
Receptivo, de Recife, considerada umas das melhores empresas no segmento turístico do
Brasil, adquiriu mais oito veículos do modelo Executivo. O objetivo da operadora é ampliar
ainda mais o padrão de conforto, segurança e agilidade para os seus clientes em viagens
pelo Estado de Pernambuco e o sucesso alcançado neste primeiro ano foi decisivo para a
ampliação da frota.
Para Guilherme Luck, diretor da operadora, o Volare Cinco é um veículo extremamente
confortável, tanto para o passageiro quanto para o motorista, uma vez que sua
dirigibilidade é bastante elogiada pelos mesmos. "Por ter sido lançado recentemente, a
nossa percepção inicial foi bastante positiva. Depois, o que nos surpreendeu foi sua
robustez e durabilidade, que tornam a operação mais barata", destaca.
Outra empresa que também renovou a sua frota com os veículos Volare Cinco foi a LMC
Transportes, operadora referência no segmento de fretamento na Zona Franca de Manaus,
que havia comprado quatro unidades e recentemente adquiriu mais seis unidades. O intuito
da LMC é oferecer aos seus clientes um veículo com características e dimensões
diferenciais para atender suas necessidades com conforto e agilidade.
Segundo Macario Lopes de Carvalho, proprietário da LMC Transportes, o grande
diferencial é a versatilidade do modelo. "O Volare Cinco apresentou desempenho superior
e sistema de ar-condicionado muito eficiente. Estamos muito satisfeitos com a aquisição
para melhor atender as necessidades dos nossos clientes", enfatiza Macario.
Aquisição por intermédio do Finame e com 100% do valor financiado
Desenvolvido para ser enquadrado na categoria M3 do Contran, que habilita o
financiamento pelas linhas de crédito do Finame, o Volare Cinco pode ser adquirido com a
opção de financiamento de 100% do valor e até 60 meses para quitação. Isto representa
importante vantagem em relação a todos os concorrentes diretos.
O Volare Cinco tem três diferentes configurações, entre 13 e 20 passageiros, e também
incorpora conceitos de automóveis. Com PBT de cinco toneladas, está enquadrado nos
requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo tipos micro-ônibus e
ônibus.
Outro importante diferencial do Volare Cinco é o bagageiro. O modelo oferece até 1,57 m³
de espaço para bagagens em um compartimento exclusivo e separado do salão de
passageiros. O acesso ao bagageiro também é facilitado.
A porta pantográfica com abertura e fechamento automáticos, via controle remoto, é outra
característica importante e fundamental do Volare Cinco. De dimensões maiores,
proporciona facilidade de acesso e comodidade. Com o primeiro degrau a apenas 38 cm de
altura em relação ao solo, a escada de acesso ao interior é a mais baixa entre as de todos
os modelos disponíveis no mercado (entre vans e ônibus).
O desenvolvimento do Volare Cinco teve início em fevereiro de 2013. A montadora, que
sempre focou no passageiro e no motorista para o desenvolvimento de seus veículos,
trabalhou na definição desses novos parâmetros. Para isso, os engenheiros da empresa
utilizaram a ferramenta QFD (Quality Function Deployment) para determinação de suas
características (de acordo com as necessidades e desejos dos profissionais do transporte)
e se basearam nos aspectos mais relevantes, como acesso e mobilidade facilitados,
dimensões internas grandes e tamanho externo compacto. Foram realizadas pesquisas e
ouvidos diversos usuários.Crédito da imagem: Eduardo Contin

MARCOPOLO ENTREGA 66 ÔNIBUS PARA A VIAÇÃO SORRISO DE MINAS


Veículos serão utilizados nas cidades de Itabuna, Toledo e UberlândiaA Viação Sorriso de Minas S/A, importante operador de transporte urbano
brasileiro, adquiriu 66 ônibus Marcopolo. O negócio faz parte do programa de
renovação de frota da empresa e envolve três unidades do modelo Torino
Express Articulado, 53 do Torino convencional e 10 do ônibus Senior.
Pertencente ao Grupo Gulin, do Paraná, a Viação Sorriso de Minas optou por três
diferentes modelos de ônibus Marcopolo e duas marcas de chassis (Mercedes-
Benz e Volvo). Todos os veículos possuem itinerários eletrônicos e elevadores
para acesso de pessoas com mobilidade reduzida. "O grupo tem um contínuo
programa de renovação de frota para oferecer veículos com mais conforto e
segurança para os passageiros", revela o diretor de operações comerciais e
marketing da Marcopolo, Paulo Corso.
Do total do lote adquirido pela Viação Sorriso, 40 ônibus irão operar na cidade de
Uberlândia, sendo 37 unidades do Torino e três do Torino Articulado, todos
equipados com chassi Volvo. Os outros 16 Torino, com chassi Mercedes-Benz,
vão operar na cidade de Itabuna, na Bahia. Já o micro-ônibus Senior será
utilizado em Toledo, no Paraná.
Com comprimento total de 18,6 metros, o Torino Express articulado foi
desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto
dos sistemas BRT. O modelo apresenta visual moderno e conta com sistema
multiplex com painel de visualização. Também dispõe de conjuntos óticos
dianteiro e traseiro que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no
trânsito urbano.
O Torino Express possui como diferenciais a maior largura interna, com 2,55m,
que permite amplo espaço para circulação dos passageiros, mais conforto e
segurança aos que operam o veículo, além de mais ergonomia e praticidade para
motorista e cobrador. Internamente, possui iluminação interna em LEDs e
capacidade para transportar 134 passageiros, sendo 33 sentados em poltronas
City ergonômicas e 101 em pé.
Frota diferenciada
Os ônibus Marcopolo Torino convencionais têm capacidade para transportar 84
passageiros, sendo 30 sentados em poltronas City ergonômicas e 54 em pé.
Desenvolvidos para oferecer mais conforto para os passageiros e eficiência
operacional para os frotistas, possuem maior largura interna, que garante amplo
espaço para circulação, iluminação interna em LEDs, portas eletropneumáticas e
sistema multiplex.
Os ônibus contam com sistema multiplex com painel de visualização elevador
elétrico para cadeirante, janelas com vidro fumê, campainha com acionamento de
chamada de parada por botão (sem fio) e preparação para futura instalação de
rádio e câmeras de monitoramento.
Desenvolvido para proporcionar o menor custo operacional entre os modelos de
micro-ônibus comercializados no mercado nacional, o Marcopolo Senior também
foi projetado para garantir maior conforto e segurança, aliados à fácil de
manutenção. O veículo tem capacidade para transportar 29 passageiros, sendo
19 sentados em poltronas City ergonômicas e 10 em pé.
A Viação Sorriso de Minas conta com uma frota de 147 veículos, com idade
média inferior a cinco anos, rigorosamente revisada, atualizada e monitorada.
Possui mais de 800 colaboradores, totalmente treinados e preparados para tornar
as viagens seguras e confortáveis.
Crédito das imagens: Douglas de Souza Melo

Cidade do Panamá amplia participação da Volvo no sistema de transporte com mais 203 ônibus

A Volvo consolidou sua participação no sistema de transporte coletivo urbano da Cidade do Panamá. A capital do Panamá, na América Central, acaba de adquirir mais 203 unidades do modelo padrón piso baixo da marca, que se somarão aos 1.236 ônibus da marca que já rodam na cidade. A compra foi feita pela TMPSA (Transportes Metropolitanos Panamá S/A).

"Esta venda é resultado de uma experiência muito positiva dos clientes com os veículos da marca nos últimos anos, o que tem nos colocado em uma posição de liderança no segmento de ônibus urbanos pesados", declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

O negócio é a continuidade do fornecimento em 2010 de mais de 1,2 mil veículos Volvo para aquele país. "É um grande orgulho para nós ganharmos mais este negócio. Reforça a qualidade dos nossos chassis e nos mantém na absoltua liderança da frota urbana e metropolitanos da capital panamenha", afirma Euclides Castro, diretor de negócios e projetos estratégicos da Volvo Bus Latin America.

No ano passado, o governo da Cidade do Panamá assumiu o transporte urbano na região metropolitana, transformando-o em um sistema totalmente público. A intenção foi expandir ainda mais a operação, que passou de exclusivamente urbana para metropolitana. Os 203 ônibus da Volvo vendidos nesta etapa vão rodar nas autopistas que ligam a capital às cidades satélites. Os primeiros lotes começam a ser enviados para o Panamá a partir de agosto, e a entrega será concluída até o final do ano.

Com 13,2 metros de comprimento, o modelo padrón piso baixo do Panamá são dotados de alta tecnologia. Além do sistema de freios EBS, eles são equipados, por exemplo, com o ESP, um programa eletrônico de estabilidade que reduz significativamente a possibilidade de derrapagem ou tombamento. Os ônibus têm ar condicionado, WI-FI e as poltronas possuem cintos de segurança. Terão também o Fleet Manager, o gerenciador de frotas da Volvo que possibilita ao operador controlar uma série de funcionalidades do veículo: acesso ao consumo de combustível e ao tipo de condução do motorista, relatórios on-line sobre a posição do veículo, velocidade média da frota, giro do motor e uma infinidade de outras informações.

Trânsito melhor

Os ônibus da Volvo vão contribuir para melhorar o volumoso trânsito da Cidade do Panamá, que tem cerca de 1,3 milhões de habitantes em sua região metropolitana e concentra a maioria absoluta da população de todo o País. A nova frota vai reduzir o tráfego de carros entre a capital e as localidades vizinhas, tornando o ônibus uma peça importante nesses trajetos. "Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com um transporte mais rápido, confortável e seguro, e também garantir ao operador um ônibus com alta performance e tecnologia", conclui Castro.


VIAÇÃO GARCIA FAZ AÇÃO PARA DEMONSTRAR O CONFORTO 


DAS POLTRONAS DE SEUS ÔNIBUS

Ação acontece em shopping center de Londrina

A Viação Garcia Ltda., uma das principais operadoras de transporte rodoviário de

passageiros do Brasil, realizou, nos meses de fevereiro e março, ação

promocional no Shopping Center Catuaí, em Londrina, Paraná, para demonstrar o

elevado padrão de conforto da poltrona leito-cama dos ônibus da empresa. A

poltrona é produzida pela Marcopolo e equipa os veículos recentemente

adquiridos.

Segundo Carla Panza, coordenadora de marketing do Grupo GBS, o objetivo é

demonstrar a evolução das poltronas dos ônibus rodoviários. "Muitas pessoas não

imaginam o nível de conforto que oferecem. Iniciamos a ação no dia 10 de

fevereiro e se estendeu até o dia 19 de março, porém pretendemos transformá-la

em itinerante. É importante que outras cidades e mais pessoas conheçam as

vantagens de viajar confortavelmente em nossos ônibus", revela.

"A parceria com a Viação Garcia é estreita, de muitos anos e eles sempre

investem muito na elevação da qualidade dos serviços. Principalmente com os

ônibus de dois andares, de última geração e que agregam várias inovações

tecnológicas para proporcionar aos passageiros viagens mais seguras e

confortáveis. Esta ação demonstra como a viagem de ônibus pode ser agradável

e confortável", explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing

da Marcopolo.

A família de poltronas dos ônibus Marcopolo foi desenvolvida para proporcionar

mais conforto e ergonomia aos passageiros. Concebidas com base na pesquisa

realizada com os usuários, apresentam inovações únicas, como a utilização de

espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, novos

apoios de pernas e pés, além de apoios de braço mais largos e macios.

As poltronas contam com sistema de acionamento da reclinação do encosto

suave e prático, com sete diferentes posições, descansa-braço central mais macio

e largo e apoio para pés com sistema de catraca, que possibilita ajuste de posição

dos pés de acordo com a altura do usuário. Foram concebidas com foco na

sustentabilidade. O revestimento traseiro, em peça única de plástico reciclado,

melhora o acabamento e elimina processo de "ensacamento" na fabricação. A

base do assento também é feita em plástico injetado e sistema de molas que

sustenta a espuma de dupla densidade.

Fundada em 1934, a Viação Garcia se destaca entre as cinco maiores empresas

do setor no País e é reconhecida pelos investimentos em novas tecnologias para

garantir cada vez mais conforto e segurança para seus passageiros. A moderna

frota, de mais de 800 ônibus, percorre 5,5 milhões de quilômetros por mês nas

linhas que ligam os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas

Gerais e Rio de Janeiro. A frota moderna e atualizada também está disponível

nos fretamentos para transporte de grupos para lazer, turismo, negócios e outros

e fretamento para transporte de funcionários.

Crédito da imagem: Viação Garcia

VIAÇÃO SAMPAIO ADQUIRE ÔNIBUS MARCOPOLO
PARADISO 1800 DOUBLE DECKER


Veículos serão utilizados em rotas intermunicipais e interestaduais
A Marcopolo fará a entrega de dois ônibus Paradiso 1800 Double Decker (dois
pisos) para a Viação Sampaio, operador de transporte rodoviário de passageiros
do Rio de Janeiro. A aquisição faz parte do processo de renovação de sua frota
com veículos de padrão ainda mais elevado de conforto, sofisticação e
segurança.
Os dois Paradiso 1800 DD da Viação Sampaio têm chassi Mercedes-Benz O500
RSD 2436 Euro 5. Contam com 48 poltronas semileito com descansa-pernas, no
piso superior, e 12 poltronas leito com monitores individuais, no piso inferior,
tomadas para carregamento de equipamentos eletrônicos, geladeiras, aparelho
de DVD e sistema de monitoramento.
Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o Paradiso
1800 DD possui desenho arrojado, com para-brisas panorâmicos, maiores e
curvos, que ampliam a visibilidade para o motorista e passageiros. Isso faz com
que os viajantes da parte dianteira superior tenham a percepção de "visão total"
do trajeto e da paisagem.
Internamente, o veículo possui portas mais largas e escadas com desenho inédito
para os degraus, que tornam as operações de entrada e saída mais confortáveis.
A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais
acessível e iluminação em LEDs por meio de sensores de presença que acendem
e apagam as luzes automaticamente.
Crédito da imagem: Douglas de Souza Melo

VIAÇÃO VERA CRUZ RENOVA FROTA COM ÔNIBUS NEOBUS MEGA PLUSA


Viação Vera Cruz S/A, operadora de transporte urbano da cidade de Duque de
Caxias, no estado do Rio de Janeiro, acaba de adquirir 15 novos ônibus do modelo
Neobus Mega Plus. Os veículos entram em circulação em março e serão utilizados
para elevar ainda mais a qualidade do serviço oferecido na região.Com capacidade para 35 passageiros sentados, os Mega Plus fornecidos à Viação
Vera Cruz possuem chassis Mercedes-Benz OF 1519, têm 11,27 metros de
comprimento e são equipados com elevador do tipo gaveta, faróis com máscara
cromada e conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LED, com iluminação diurna
também em LED. Os veículos oferecem mais conforto e comodidade para os
passageiros, com poltronas de encosto alto e sistema de ar-condicionado e som
ambiente.A Viação Vera Cruz S/A é tradicional cliente Neobus e possui em sua moderna
frota mais de 100 ônibus da marca.

MARCOPOLO AMPLIA NEGÓCIOS NO EXTERIOR
E ENCERRA 2016 COM RESULTADOS POSITIVOS


Exportações e vendas realizadas pelas unidades no exterior ajudaram o
desempenho e compensaram parcialmente a retração do mercado brasileiroA Marcopolo encerrou 2016 com desempenho praticamente estável em relação a
2015, alcançando receita líquida consolidada de R$ 2,574 bilhões, contra R$
2,739 bilhões, em 2015. O crescimento de 27,3% nas exportações e de 14,6%
nas vendas realizadas pelas unidades localizadas no exterior contribuíram para
compensar parcialmente a retração de 37,6% no mercado interno.
No ano, o lucro líquido atingiu R$ 222,5 milhões (contra R$ 89,1 milhões, no ano
anterior), positivamente impactado pela alienação parcial, em setembro passado,
de participação equivalente a 7,4% do capital da companhia canadense New
Flyer Industries. Os resultados da companhia também foram afetados pela
incorporação das operações da Neobus, realizada em agosto de 2016, que
reforçaram a posição de liderança da Marcopolo no mercado brasileiro de ônibus.
A empresa adotou, ao longo de 2016, uma série de ajustes com o objetivo de
mitigar os efeitos de mais um ano de instabilidade econômica e política. Já no
início do ano passado, a companhia flexibilizou a jornada de trabalho nas
unidades fabris de Caxias do Sul e suspendeu temporariamente os contratos de
trabalho (lay-off) na unidade da Marcopolo Rio, em Duque de Caxias/RJ, visando
minimizar ao máximo o reflexo da crise nos postos de trabalho.
Durante o ano, foram implementados projetos voltados à prospecção de
oportunidades, com destaque para o Conquest, que teve como foco as
exportações, por intermédio do fortalecimento da atuação nos mercados
tradicionais da América Latina, da cobertura de novos mercados e da ampliação
do portfólio de clientes no exterior. No ano, foram visitados mais de 65 países,
que resultaram no incremento de 54,6% no volume físico exportado (2.959
unidades contra 1.915, em 2015).
Nas unidades do exterior, a receita líquida da Polomex, no México, e da Volgren,
na Austrália, cresceu 28,0% e 13,3%, respectivamente. O resultado alcançado
pela unidade do México originou-se principalmente da maior comercialização de
ônibus rodoviários, por intermédio de exportações a partir do Brasil, reflexo do
novo modelo de negócio que possibilita à operação mexicana montar ônibus com
diferentes marcas de chassis. Na unidade australiana, o crescimento da receita é
decorrente do aumento de 10,1% de unidades físicas vendidas.
No mercado brasileiro, a Marcopolo lançou o programa Brasil Ponta a Ponta, que
promoveu inúmeras visitas a clientes em todas as regiões do País, possibilitando
o fortalecimento da marca e do relacionamento com os clientes, e o projeto
Negócio a Negócio (Unidade de Negócio Volare), focado na redução de estoques.
Adicionalmente, adotou outras medidas para minimizar os efeitos da retração da
demanda nos seus resultados operacionais, atuando na redução de despesas e
custos indiretos, no aumento da eficiência operacional através da adoção dos
conceitos LEAN e na melhoria do capital de giro pela redução de estoques e
recebíveis.
Perspectivas para 2017
O início de 2017 sinaliza que será mais um ano desafiador, especialmente no
primeiro trimestre. A Marcopolo acredita na retomada gradual da demanda por
ônibus, a partir do segundo semestre, em função de perspectivas mais otimistas
quanto à atividade econômica no País, relacionada a dados recentes de inflação e
pela redução das taxas de juros.
A companhia segue engajada em sua estratégia de redução de despesas e
custos indiretos, do aumento da eficiência operacional com a adoção dos
conceitos LEAN, além da melhoria do capital de giro, pela redução de estoques e
recebíveis. Essas iniciativas se somam aos mecanismos de redução do impacto
da crise no quadro de colaboradores, adotados desde 2015, incluindo férias
seletivas, férias coletivas, feriados prolongados com compensação de horas e
flexibilização de jornada. Em janeiro de 2017, a Marcopolo adotou férias coletivas
nas unidades de Caxias do Sul. Na Marcopolo Rio, em Duque de Caxias/RJ, além
das férias coletivas em janeiro, adotou-se uma flexibilização da jornada de
trabalho de 4 dias em fevereiro.
A demanda doméstica no segmento de ônibus rodoviários poderá ser
incrementada pela regulamentação de acessibilidade, que passa a exigir que
novos veículos produzidos a partir de julho de 2017 sejam equipados com
elevadores, bem como pela obrigatoriedade de redução na idade média da frota
que, até o fim de 2017, deverá ser de oito anos.
No segmento de ônibus urbanos, o programa federal Refrota poderá fomentar
novos investimentos. O objetivo do programa é a abertura de crédito no valor total
de R$ 3 bilhões para a renovação de até 10 mil ônibus. Pedidos voltados à
modernização da frota dos operadores municipais também poderão alavancar
vendas, após dois anos de retração.
A Marcopolo acredita na continuidade do desempenho positivo das exportações e
de suas operações localizadas no exterior, com a manutenção dos clientes
tradicionais e a prospecção de novos mercados. Seguirá atuando fortemente no
mercado externo e, para tanto, desde o início de fevereiro promoveu uma
reestruturação de sua área comercial - Mercado Externo, integrando-a com a
área de Negócios Internacionais. O objetivo é maximizar negócios em todas as
regiões e aperfeiçoar a integração entre as exportações a partir do Brasil e as
operações internacionais da empresa. A mudança facilitará o desenvolvimento
conjunto de mercados e produtos específicos para cada região de atuação das
unidades.Crédito das imagens: Douglas de Souza Melo

VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO ADQUIRE
ÔNIBUS MARCOPOLO AUDACE

Modelo proporciona maior conforto, segurança e menor custo de operaçãoA Marcopolo fará a entrega de 34 unidades do ônibus Audace para o programa de
renovação de frota da Viação Nossa Senhora do Amparo, de Maricá, no Rio de Janeiro,
um dos principais operadores de transporte do Estado. Desenvolvido para atender linhas
rodoviárias e intermunicipais, o modelo será utilizado no serviço executivo.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, a
renovação tem como objetivo oferecer veículos diferenciados e que se destacam pelo
conforto e versatilidade. "O modelo Audace oferece elevado padrão de qualidade,
conforto e segurança para os passageiros. Foi concebido dentro dos mais recentes
conceitos de fabricação, que permitem a otimização do aproveitamento do espaço
interno, elevação da rigidez estrutural, além de conferir menor custo operacional",
destaca o executivo.
Com capacidade para transportar 50 pessoas em poltronas Executivas com 1.030 mm
de largura e descansa-pés, o Audace foi desenvolvido para oferecer uma solução
versátil e diferenciada para os segmentos de fretamento contínuo, fretamento receptivo,
bem como linhas regulares de média e curta distâncias. O modelo conta com ar-
condicionado, câmeras de monitoramento, GPS e rádio com MP3.
O Audace possui para-brisas e vidros laterais colados, que ampliam a visibilidade para
os passageiros e para o motorista, conjunto ótico com LEDs nas luzes de direção e de
posição. Na traseira, o modelo tem lanternas integrais e delimitadores exclusivos,
também em LEDs, o que amplia a segurança.
Internamente, o veículo é equipado com porta do tipo In-Swing, que se desloca para a
parte interna do veículo e oferece maior segurança e funcionalidade na operação, além
da escada com novo desenho dos degraus, que tornam a entrada e a saída mais
confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados
de forma mais acessível e iluminação em LEDs.
O Audace conta ainda com parede de separação do salão de passageiros e da cabine
do motorista com desenho funcional e que permite o melhor aproveitamento do espaço
interno e do posto do motorista, iluminação do salão de passageiros em LEDs, com
luzes indiretas para maior comodidade e sofisticação e saídas individuais para ar-
condicionado.Crédito da imagem: Douglas de Souza Melo

MARCOPOLO É UMA DAS 100 EMPRESAS LÍDERES GLOBAIS,
SEGUNDO O BOSTON CONSULTING GROUP


Empresa brasileira está entre as Global Challengers desde 2008A Marcopolo foi agraciada novamente pelo The Boston Consulting Group, como uma

das 100 empresas de todo o mundo mais desafiadoras e consideradas os motores
dos mercados emergentes. A fabricante brasileira foi eleita por sua destacada e
crescente atuação internacional, com a ampliação de seus negócios em diferentes
regiões, tanto por intermédio das exportações quanto nas 12 operações que possui
em nove diferentes países (África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia,
Canadá, Egito, Índia e México).
A premiação foi entregue no início de dezembro, na sede do Boston Consulting
Group, em São Paulo, ao CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, pelos sócios e
diretores brasileiros da BCG, Masao Ukon, Régis Nieto e Daniel Azevedo. Desde
2008, a Marcopolo está entre as companhias de mercados emergentes que mais
rapidamente estão atuando globalmente.
Em sua 10ª edição, o 2016 BCG Global Challengers elegeu a 100 empresas do
mundo com mais rápido processo de globalização. No Brasil, além da Marcopolo, as
escolhidas foram BRF Brasil, Braskem, Embraer, Gerdau, Iochpe-Maxion, Natura,
Petrobras, Tigre, Votorantin e WEG. Fundado em 1963, o BCG é uma das principais
consultorias no mundo em relação à estratégia comercial com 85 escritórios em 48
países.Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo
Legenda da foto: Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo, recebe o troféu
Global Challengers dos sócios e diretores da BCG no Brasil, Masao Ukon, Daniel
Azevedo e Régis Nieto

VIAÇÃO GARCIA E BRASIL SUL ADQUIREM 25 ÔNIBUS MARCOPOLO

Double Decker (dois pisos), 8 Paradiso 1600 LD e uma unidade do Paradiso 1200, com
14 metros de comprimento. Os veículos são de última geração e agregam várias
inovações tecnológicas para proporcionar viagens mais seguras e confortáveis para os
passageiros", explica o executivo.
Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, os Paradiso 1800
DD da Viação Garcia e Brasil Sul têm chassi Mercedes-Benz O500 RSD 6x2,
apresentam baixo custo operacional e extrema robustez. Os veículos possuem poltronas
semileito 1060 com descansa-pés/pernas no piso superior e leito-cama revestidas de
couroflex e equipadas com monitor individual para cada passageiro, no piso inferior.
Contam ainda com monitores LCD de 15,6 polegadas, sistema audiovisual com rádio CD
Player e DVD e plugs para fone de ouvido no porta-pacotes, parede de separação com
porta deslizante, banheiro, sistema multiplex, itinerário eletrônico, cintos de segurança
retráteis, porta-copos e porta-revista, sistema de ar-condicionado, tomadas de energia
com entrada USB para produtos eletrônicos de 110 V em todas as poltronas, calefação e
preparação para internet sem fio 4G (Wi-Fi).
O Paradiso 1600 LD é um ônibus versátil e diferenciado para o segmento rodoviário, que
alia conforto e amplo espaço para bagagens. Com dois tipos de configuração, a Brasil
Sul terá seis unidades equipadas com poltronas semileito 1060 super soft com
descansa-pernas regulável e dois veículos com poltronas cama-leito.
Equipado com chassi Mercedes-Benz O500 RSD 6x2, o Paradiso 1600 LD conta com
sistemas de monitoramento, ar-condicionado e audiovisual, quatro monitores LCD, CD
Player, DVD com entrada USB, vidros colados, banheiro, preparação para internet sem
fio 4G (Wi-Fi), tomadas com entrada USB para carregamento de aparelhos eletrônicos
em todas as poltronas e calefação integrada.
Paradiso 1200 com 14 metros de comprimento
O Paradiso 1200 desenvolvido para a Viação Garcia tem como diferencial o
comprimento de 14 metros (contra 13,1m dos modelos convencionais) e chassi
Mercedes-Benz O500 RS 4x2. O maior comprimento possibilita mais espaço e conforto,
com 44 poltronas semileito 1060 com descansa-pernas, revestidas de couroflex e
neoprene, CD Player, DVD com entrada USB, quatro monitores 15,6 polegadas,
preparação para internet sem fio 4G (Wi-Fi), sistema de monitoramento, ar-condicionado
e calefação integrada.Crédito da foto - Viação Garcia: Gelson Mello da Costa
Crédito da foto - Viação Brasil Sul: Douglas de Souza Melo

São 16 Paradiso 1800 DD, 8 Paradiso 1600 LD e 1 Paradiso 1200
A Marcopolo fez a entrega de 25 novos ônibus para a Viação Garcia Ltda. e Brasil Sul
Linhas Rodoviárias, pertencentes ao Grupo GBS, um dos principais operadores de
transporte rodoviário de passageiros do Brasil, com sede em Londrina, no Paraná. A
aquisição faz parte do processo de renovação de suas frotas com veículos de alto
padrão de conforto, sofisticação e segurança.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, as
duas empresas estão investindo muito na elevação da qualidade dos serviços,
principalmente com ônibus de dois andares. "São 16 ônibus do modelo Paradiso 1800