SECRETÁRIO DE MOBILIDADE E TRANSPORTES DE SÃO PAULO CONHECE DUAL BUS, ÔNIBUS ELÉTRICO DESENVOLVIDO PELA ELETRA

17/08/2017

Modelo em utilização pela Metra no Corredor ABD pode rodar como veículo 100%
elétrico, híbrido ou trólebus
Sérgio Avelleda, secretário de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo,
visitou, ontem, dia 16 de agosto, a Eletra, primeira empresa fabricante de ônibus
elétricos do Brasil, e a garagem da Metra Transportes, concessionária do Corredor

Metropolitano ABD. O objetivo foi conhecer as duas empresas, suas tecnologias e linha
de produtos, como o Dual Bus, ônibus elétrico de conceito inédito desenvolvido
pioneiramente no Brasil com sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado
por várias fontes de energia e circular em diferentes configurações: híbrido ou trólebus e
híbrido ou elétrico puro em pequenos trechos.
Recebido pela diretora da Metra, Maria Beatriz Setti Braga, e por Iêda Alves Oliveira, da
Eletra e diretora da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Sérgio Avelleda
também conheceu a frota da concessionária, uma das menos poluentes do País e que
conta com veículos modernos e ecológicos, sendo cerca da metade movida por
diferentes combustíveis alternativos.
Durante a visita o secretário reforçou a importância da redução de emissões do
transporte público da capital. "Nós vamos incluir na licitação do transporte público metas
para a progressiva redução de emissão de gases que poluem o ar de São Paulo. Vamos
exigir uma redução anual de emissões. A tecnologia será uma escolha do operador",
revelou.
"A Metra é conhecida por sua frota verde, formada predominantemente por Trólebus,
que não emite nenhum poluente no meio ambiente, e veículos híbridos. Também é
pioneira na adoção de tecnologias sustentáveis. O início de utilização do Dual Bus
reforça a nossa posição de liderança e demonstra que, com posicionamento focado na
preservação ambiental, é possível oferecer um transporte público com o mais elevado
padrão de excelência", destaca Maria Beatriz Setti Braga.
Tecnologia brasileira
O Dual Bus é tracionado apenas pelo motor elétrico e a energia para mover esse motor
vem de um banco de baterias e de um motor gerador - esse conjunto também tem a
função de recarregar as baterias do veículo. Esse modelo de veículo elétrico híbrido
funciona com as duas fontes de energia (motor gerador e baterias) operando
simultaneamente. Como o motor gerador só é usado para produção de energia (e não
para tracionar o ônibus), ele é menor que um motor convencional a diesel. O resultado é
a diminuição de emissão de poluentes de 95% em relação à de um ônibus a diesel
comum.
O modelo híbrido traz ainda a vantagem de reduzir significativamente a emissão de
poluentes e pode chegar a zero na operação com o motor-gerador desligado. O
consumo de combustível na versão hibrida tem redução de 28%. Como elétrico puro ou
trólebus, além de emissão zero, consome 33% menos energia, pela eficiência na
freenagem regenerativa.
Com 23 metros de comprimentos e a capacidade de transportar 153 passageiros, o Dual
Bus não demanda investimentos em infraestrutura de recarga para as baterias, pois
quando está operando como híbrido ou elétrico, as baterias também são recarregadas
nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para
recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um
gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada
no banco de baterias. O ônibus pode rodar até 20 quilômetros como elétrico puro,
utilizando somente a energia das baterias.
Sobre a Eletra
Criada em 1988, a Eletra lançou em 1999, o primeiro ônibus elétrico híbrido com
tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em
operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e
Wellington, na Nova Zelândia. Somente na cidade de São Paulo foram fornecidos 220
ônibus elétricos nos últimos quatro anos. A Eletra fabrica veículos com as seguintes
tecnologias: Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador + baterias); Elétrico
puro (baterias); Dual Bus - Híbrido e Trólebus, e Dual Bus - Híbrido e Elétrico Puro.
Sobre a Metra
A Metra, uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação
ABC , opera o Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara que liga as Zonas Leste
e Sul e sua extensão Diadema - Brooklin, e completou, em maio, 20 anos de
atividades. Foi a primeira concessionária de transporte do Governo do Estado de São
Paulo e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias
sustentáveis, como os Trólebus e o Elétrico Puro que não emitem CO2 e os veículos
Elétricos Híbridos com baixa emissão de CO2.
Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da
empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage
(http://www.metra.com.br).Legenda das imagen:
Iêda Alves Oliveira, da Eletra, apresenta o ônibus elétrico para o secretário Sergio
Avelleda
Sergio Avelleda com representantes da Eletra, Metra, Cummins e MAN Latin America

Crédito das imagens: Daniela Reis