Grupo Volvo é o grande ganhador do Prêmio Autodata 2017

21/11/2017

O Grupo Volvo é o grande ganhador do Prêmio Autodata 2017, uma das mais prestigiadas premiações do setor automotivo brasileiro. A Volvo conquistou três primeiros lugares este ano: a marca ganhou nas categorias "Inovação Tecnológica", "Montadora de Máquinas de Construção" e "Ônibus do Ano".

Organizada pela Editora Autodata, especializada no setor automotivo, os prêmios reconheceram a inovação da solução do caminhão autônomo Volvo VM lançado este ano, o pioneirismo da produção compartilhada na fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment e também o Hibribus, o moderno e ambientalmente correto ônibus híbrido produzido pela marca.

"É uma satisfação sermos reconhecidos por nossos novos e inovadores projetos que já ganharam o mercado. Estamos continuamente investindo em novas tecnologias e soluções para melhorar a produtividade de nossos veículos, máquinas e também de nossas instalações industriais", declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Caminhão autônomo

A Volvo apresentou há pouco tempo o VM Autônomo no Brasil. Desenvolvido pela área de engenharia avançada da empresa no Brasil e na Suécia, é o primeiro caminhão autônomo comercialmente viável para o setor de transporte no País. O novo veículo é dirigido para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.

O caminhão autônomo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento dos brotos da plantação durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira, responsável por prejuízos enormes na produção nacional de cana-de-açúcar. Ele roda por si só nas lavouras de cana, sem a intervenção do motorista, seja dia ou noite.

Produção compartilhada

A Autodata também premiou uma solução inovadora introduzida pela fábrica latino-americana da Volvo CE que produz equipamentos de construção em Pederneiras, interior de São Paulo. A unidade tem uma de suas linhas de produção operando de forma compartilhada, montando ao mesmo tempo carregadeiras e caminhões articulados.

É a única das 16 unidades fabris da Volvo CE no mundo a possuir uma linha única de montagem para dois produtos. A medida aumentou a eficiência e melhorou a capacidade instalada. Desenvolvida pelos próprios engenheiros, supervisores e funcionários locais, a mudança possibilitou otimizar a estrutura interna da fábrica, promovendo novas sinergias na produção e fazendo melhorias nas áreas de suporte.

Ônibus híbrido

A Volvo foi premiada ainda pelo seu chassi de ônibus híbrido, a solução híbrida mais avançada de transporte de passageiros em todo o mundo. Movido a eletricidade e a diesel, o veículo reduz substancialmente a emissão de gases poluentes.

Os ônibus híbridos da Volvo consomem até 35% menos combustível e, consequentemente, emitem 35% menos gás carbônico. Somente em um ano de operação, o veículo deixa de emitir 33 toneladas de CO2 comparado aos veículos à diesel com a mesma capacidade de passageiros, tornando-o o ônibus híbrido mais ambientalmente correto do Brasil.

Autodata

Pioneiro no segmento empresarial do setor automotivo, o Prêmio Autodata está em sua 18ª edição, e este ano teve 61 indicações e 41 empresas participando em 17 categorias. "O Prêmio Autodata é um grande motivador para as empresas e suas lideranças sobre a importância de buscar continuamente a inovação e a eficiência nos processos e nos produtos da indústria automotiva brasileira, uma das mais avançadas do mundo", afirma Márcio Stefani, publisher da Autodata Editora.