METRA AMPLIA INVESTIMENTOS PARA MODERNIZAÇÃODO PAVIMENTO DO CORREDOR ABD

07/08/2017

Empresa vem fazendo a substituição gradativa das placas de concreto de todo o trecho
A concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, ampliou nos últimos
três anos, os investimentos para manutenção e qualificação do pavimento com novas
placas desenvolvidas especialmente para as características operacionais de todo o
percurso, com maior demanda de veículos pesados. As antigas placas de concreto
simples vêm sendo substituídas por peças de concreto armado, mais resistentes e que
podem durar além de 20 anos - em média quatro vezes mais que as convencionais, que
têm vida útil de aproximadamente cinco anos.


Segundo o gerente de engenharia e infraestrutura da Metra, Braga Neto, por mês estão
sendo substituídas de 80 a 100 placas, o que representa investimento mensal de cerca
de R$ 600 mil chegando ao valor de aproximadamente R$ 7 milhões anuais. "As placas
foram desenvolvidas com base em um estudo, realizado pela LPE Engenharia, uma das
maiores empresas neste setor, especializada em pavimentos e pisos industriais. A
concepção da estrutura e do material das novas placas tem como base os dados de
operação do Corredor ABD e do tráfego dos nossos veículos. Isso aumenta a
durabilidade do pavimento, com reflexo direto na segurança e no conforto dos
passageiros e motoristas", enfatiza.
Com uma "armação" de aço no seu interior as placas são mais resistentes, o que
permite que sejam utilizadas em toda a parte segregada do corredor e previne possíveis
problemas em decorrência das diferentes características e tipos de solo existentes.
"Usamos cálculos com base na carga dinâmica para um trabalho personalizado, pois
uma coisa é saber o peso do ônibus, outra completamente diferente é ter noção dos
efeitos do deslocamento deste peso no piso e no solo. O Corredor ABD tem 33
quilômetros e cruza diversas regiões da Grande São Paulo, com grandes diferenças na
composição do solo. A armação de aço dá mais resistência ao concreto para atender
essas variações", explica Braga Neto.
Próximo às paradas, onde o ônibus trafega em velocidade reduzida e também é
acionado o freio, a carga é maior, o que exige mais da pavimentação. Também existem
trechos do corredor de maior circulação de veículos ou ainda com mais passageiros.
"Tudo isso interage e interfere na vida útil daquela área especifica do trajeto", destaca
Braga Neto.
Entre os dados que foram utilizados para determinar o pavimento ideal destacam-se o
peso dos ônibus, as áreas de frenagem e a frequência de cada tipo de veículo em cada
trecho do corredor. "Há diferentes modelos de ônibus e trólebus, cujos PBT - Peso Bruto
Total - podem variar entre 17 toneladas e 32 toneladas, dos convencionais até os
superaticulados".


Menos manutenção e reparos
Um dos principais focos da Metra para oferecer serviço de elevado padrão de qualidade
é justamente o investimento para manutenção e modernização do pavimento das vias. A
tecnologia utilizada nas placas aumenta a resistência ao peso e carga dinâmica dos
veículos e faz com que o trajeto seja, para o passageiro, mais agradável e sem
solavancos, e para os motoristas e cobradores, menos desgastante. Além disso,
reduzem a necessidade de interdições nas vias para manutenção e reparos.
Desde 2014 as novas placas de concreto armado são utilizadas na substituição
gradativa do pavimento antigo. Como o Corredor ABD possui aproximadamente 14.500
placas de concreto em seu pavimento, o processo de troca se estenderá até 2024.
A tecnologia e os investimentos realizados na pavimentação do Corredor ABD são
destaques da série de vídeos "Por Dentro da Metra", que será veiculado hoje, dia 4 de
agosto, nos canais do Facebook e YouTube da operadora.
Os passageiros podem acompanhar toda a série nas páginas oficiais da Metra no
Facebook - https://www.facebook.com/MetraTransportes/ - e YouTube.
Sobre a Metra
A Metra, empresa de ônibus que opera o Corredor Metropolitano São Mateus -
Jabaquara que liga as Zonas Leste e Sul e sua extensão Diadema - Brooklin,
completou, em maio, 20 anos de atividades. Foi a primeira concessionária de transporte
do Governo do Estado de São Paulo.
A Metra é uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto
Viação ABC, referência mundial, e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos
com tecnologias sustentáveis, como os Trólebus e o Elétrico Puro que não emitem CO2
e os veículos Elétricos Híbridos com baixa emissão de CO2.
Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da
empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage
(http://www.metra.com.br).
Crédito das imagens: Daniela Reis